NISSAN ESTUDA REDUZIR SUA PRESENÇA NA EUROPA PARA CONCENTRAR-SE NOS ESTADOS UNIDOS, CHINA E JAPÃO

De acordo com o plano estratégico que a Nissan está preparando, o roteiro da marca japonesa contempla reduzir sua presença em certas regiões, para priorizar suas atividades em determinados mercados.
O documento antecipa que a Nissan está pensando em colocar o foco nos Estados Unidos, China e Japão, um giro estratégico que poderá significar o fechamento de algumas fábricas que a empresa possui em diversos países.
Conforme o que foi explicado por fontes próximas da empresa, esta mudança na estratégia não se trata simplesmente de um plano para reduzir custos, mas que busca remediar algumas situações produzidas devido aos planos de forte expansão que oportunamente havia colocado em prática o ex-CEO da Renault-Nissan Carlos Ghosn.
A informação que foi revelada afirma que a Nissan busca fortalecer suas atividades em seus três mercados mais fortes, onde pretendem lançar novos modelos e, ao mesmo tempo, reduziram sua presença nas regiões menos rentáveis, o que não necessariamente significará uma saída total. Além disso, o plano de ação contempla uma redução na produção, dos 7 milhões de unidades atuais para 5.5 milhões ao ano.
Na Europa a Nissan colocará o foco nos crossovers, com dois modelos bem-sucedidos como são os Juke e Qashqai, que atualmente são produzidos na fábrica que a empresa possui em Sunderland, no Reino Unido.
A Nissan ainda não confirmou oficialmente esta informação, já que planeja revelar seus planos no próximo dia 28 de maio.