NISSAN JUKE HYBRID: FINALMENTE O PEQUENO SUV JAPONÊS APOSTA NA ELETRIFICAÇÃO

Os informes e rumores que vinham circulando pela rede há algum tempo acabam de materializar-se. Acaba de estrear na Europa o novo Nissan Juke Hybrid. O SUV de menor tamanho da Nissan finalmente sucumbe à eletrificação e faz isso com uma mecânica híbrida bem interessante. O bem-sucedido crossover que lida no segmento B recorre à tecnologia híbrida não plug-in (HEV) para melhorar seu nível de eficiência.
O novo Juke Hybrid oferece uma melhora no consumo de combustível de até 40% graças à sua capacidade de circular em modo 100% elétrico. Mas, além de estrear mecânica, a versão híbrida do Juke apresenta novidades em outras áreas, como o design exterior, interior e no equipamento tecnológico.
Em relação às alterações no exterior do Juke, o modelo Hybrid apresenta diversas modificações com o objetivo de melhorar a eficiência aerodinâmica e, logicamente, para identificar que estamos diante de uma motorização eletrificada. Basta dar uma rápida olhada nas imagens para descobrir estes traços característicos. O emblema Hybrid está presente nas portas dianteiras e na tampa traseira.
A grade exibe o novo logo da Nissan e também conta com uma tira de material preto brilhante onde se une com o capô. Além disso, o desenho da grade adota um padrão de malha e tem uma área de abertura menor para otimizar a aerodinâmica, já que a mecânica híbrida requer uma menor refrigeração por ar. Da mesma maneira, há que mencionar o para-choque, cuja parte inferior foi modificada para melhorar o fluxo de ar.
Na tela do radiador foi instalado um sistema que permite ajustar automaticamente o fluxo de ar em função das necessidades de refrigeração. E na traseira surge um spoiler de teto redesenhado. A tudo isso há que somar as novas rodas de liga leve de 17 polegadas bitom. De maneira opcional é possível optar por rodas mais aerodinâmicas de 19 polegadas.
Quanto ao interior do novo Juke Hybrid, novamente surgem detalhes distintivos. O quadro de instrumentos foi adaptado ao tipo de mecânica e mostra a informação pertinente ao funcionamento do sistema híbrido. Na tela de 7.0 polegadas da instrumentação é possível visualizar o fluxo de energia.
Por outra parte, no console central foi instalado junto ao freio de estacionamento elétrico o novo botão do sistema e-Pedal. O botão para ativar o modo de condução elétrico se encontra entre as duas saídas de ar centrais.
É importante destacar que a capacidade do porta-malas foi reduzida por causa de todos os componentes necessários para o sistema de propulsão híbrido. O porta-malas acomoda um volume de carga de 354 litros. Trata-se de uma redução de 68 litros. No caso de rebater os bancos traseiros, a capacidade se incrementa até os 1.237 litros.
O powertrain híbrido (HEV) utilizado pelo novo Juke Hybrid é composto por um motor a gasolina de 1.6 litros e de um pequeno motor elétrico. O motor térmico desenvolve 94 cv e 148 Nm de torque máximo. O motor elétrico alcança os 36 kW (49 cv) e 205 Nm de torque máximo. Cabe destacar que a Renault proporcionou o motor de arranque/gerador de alta voltagem de 15 kW, o inversor e a bateria de íons de lítio de 1.2 kWh refrigerada por água.
A Nissan destaca que o resultado em utilizar esta tecnologia é uma experiência de condução híbrida com 25% a mais de potência que a opção de motor a gasolina atual. Além disso, conta com uma redução no consumo de combustível de até 40% no ciclo urbano e de até 20% no ciclo combinado. É gerenciado através de uma transmissão automática inteligente.
Todos os arranques do veículo são realizados de maneira 100% elétrica, e os dois motores elétricos trabalham de maneira coordenada para sincronizar as engrenagens da transmissão para oferecer uma aceleração suave, ágil e direta.
A bateria é um componente fundamental do sistema de propulsão, já que permite ao Juke Hybrid circular em modo totalmente elétrico. A empresa assegura que durante os testes realizados conseguiu alcançar até 80% da condução urbana em modo elétrico. Pode circular em modo elétrico sempre e quando a velocidade máxima no supere os 55 km/h.
O seletor de modos de condução Eco, Normal e Sport, permite adaptar o funcionamento da mecânica às necessidades do momento. É possível primar a eficiência ou, pelo contrário, o desempenho. E assim como ocorre com o Nissan LEAF, o novo Juke Hybrid dispõe do sistema e-Pedal para poder controlar a velocidade do automóvel utilizando apenas o pedal do acelerador.
A Nissan confirmou que a introdução do novo Juke Hybrid no mercado europeu acontecerá no meio deste ano. Por enquanto se desconhece qual será seu preço. Conforme se aproxime a data de lançamento serão confirmados o resto dos detalhes. Acabamentos, equipamentos e, como assinalamos, os preços oficiais de cada versão.