NISSAN JUKE HYBRID RALLY TRIBUTE: O HÍBRIDO QUE FAZ FLUIR A ADRENALINA

Concebido para celebrar a vitória da Nissan no Rally East African Safari de 1971, ganhou vida o Nissan JUKE Hybrid Rally Tribute, coincidindo com o lançamento do novo JUKE Hybrid no mercado europeu.
O JUKE Hybrid Rally Tribute saiu da prancheta para ser um veículo completamente operacional depois de um intenso trabalho de desenvolvimento e validação. Sua apresentação antecipa a chegada ao mercado do JUKE Hybrid neste verão europeu. O protótipo tem o mesmo powertrain híbrido da versão de produção.
Falando sobre a decisão de dar vida ao JUKE Hybrid Rally Tribute, Coralie Musy, VP de Experiência Cliente da região AMIEO da Nissan, disse: “O JUKE Hybrid Rally Tribute representa nossa ousadia e mentalidade criativa. Estamos escrevendo um novo e emocionante capítulo da história do JUKE antes da chegada do novo JUKE Hybrid no verão. Oferecerá a emoção e a agilidade que os clientes esperariam de nosso icônico crossover, com um desempenho e uma eficiência melhorados. O JUKE Hybrid Rally Tribute leva seu caráter esportivo a um novo nível”.
Avançada motorização híbrida
Para esta versão tão especial, o uso da motorização do JUKE Hybrid de produção reflete tanto o desempenho excepcional que oferece, como as melhorias em sua eficiência e emissões.
O powertrain do JUKE Hybrid conta com um motor a combustão interna Nissan de última geração desenvolvido especificamente para trabalhar em uma aplicação híbrida. Produz 69 kW (94 cv) e 148 Nm de torque máximo. Do lado elétrico, o motor principal Nissan produz 36 kW (49 cv) e 205 Nm de torque, enquanto que há uma contribuição de 15 kW do gerador de alta voltagem, alimentado por uma bateria refrigerada por água de 1.2 kWh. O resultado líquido é uma motorização que proporciona 25% a mais de potência que a opção atual com motor a gasolina, com uma redução do consumo de combustível de aproximadamente 40% no ciclo urbano, e até 20% em ciclo combinado.
Para Abel Simón, responsável de Comunicação de Produto da Nissan Iberia “O JUKE Hybrid Rally Tribute demonstra como a tecnologia híbrida da Nissan é capaz de aportar ao inventor do segmento dos crossovers urbanos uma dinâmica de condução emocionante e divertida, sem perder de vista a eficiência”.
Transmissão automática inteligente
Também se adota diretamente a transmissão automática multimodal de baixo atrito da versão de produção do JUKE Hybrid, que é fundamental para maximizar o prazer de condução através de um uso ótimo da potência propulsora, seja do motor elétrico, do motor a gasolina ou de ambos.
Para reduzir o atrito, esta transmissão inspirada no automobilismo esportivo utiliza embreagens push-on em vez de anéis sincronizadores convencionais para mudar as 4 marchas ‘a combustão’ e 2 marchas ‘elétricas’. Além disso, para reduzir o atrito, essa transmissão não utiliza embreagem. Todos os arranques do veículo são realizados de maneira 100% elétrica, e os 2 motores elétricos trabalham de maneira coordenada para sincronizar as engrenagens, oferecendo uma aceleração suave, ágil e direta.
A transmissão é controlada por um algoritmo avançado, que gerencia os momentos de mudança, a regeneração da bateria, assim como a arquitetura avançada série-paralelo. O powertrain pode operar sem problemas através de diferentes combinações de hibridação (série, paralelo, série-paralelo) de acordo com os requisitos de aceleração e potência e sem nenhuma intervenção do condutor.
Modificações inspiradas na competição
Assim como o concept car Gripz que foi apresentado no Salão de Frankfurt 2015, o JUKE Hybrid Rally Tribute toma seu característico design do icônico 240Z que competiu com tanto sucesso nos rallys do deserto há mais de meio século.
A modificação mais óbvia são os arcos de roda ampliados para acomodar os pneus todo-terreno feitos na medida, enquanto que as luzes adicionais montadas no capô e no teto lembram aquelas que o 240Z equipava no Rally East African Safari há 50 anos.
Do mesmo modo, o capô preto e as rodas pretas de competição são uma homenagem visual ao veículo de 1971 que competiu naquele Rally East African Safari. O uso de logotipos de patrocinadores antigos e o número 11 também refletem aspectos do carro de rally, assim como a incorporação de placas reforçadas nas partes baixas que oferecem proteção na parte inferior do veículo. Foi instalada uma suspensão reforçada e de longo curso para dar ao JUKE Hybrid Rally Tribute um equilíbrio excepcional sobre o desafiador terreno africano por onde navegará. Os pneus são 265/70 R16, o que proporciona uma aderência e uma tração fenomenais nas condições mais difíceis.
O interior foi modificado com a instalação de uma jaula tubular para reforçar a carroceria e oferecer proteção no caso de um acidente em grande velocidade no complicado ambiente desértico. Os bancos traseiros foram eliminados para proporcionar espaço para as rodas de estepe e foram incorporados cintos de quatro pontos para segurar o piloto e copiloto de maneira segura em seus bancos.
Outras modificações no interior incluem a instalação de um extintor de incêndios de competição, um sistema de intercomunicação através fones de ouvido para simplificar as comunicações entre piloto e copiloto, a instalação de um volante esportivo forrado em Alcantara e um freio de mão hidráulico de competição para uma ativação rápida e fácil.
“Como parte do nosso compromisso de eletrificar nossa linha, este ano veremos uma onda sem precedentes de lançamentos de novas motorizações e veículos eletrificados da Nissan. Além do novo JUKE Hybrid, também apresentaremos nosso exclusivo sistema e-POWER no crossover Qashqai. Já começamos a receber pedidos para nosso novo crossover elétrico, o Ariya, enquanto que o Townstar elétrico sairá à venda no final deste ano. E no segundo semestre do ano, também será apresentado o novo X-Trail”, disse Coralie Musy.
Como parte do projeto JUKE Hybrid Rally Tribute e em linha com a exploração da emoção dos rallys da maneira mais sustentável possível, o powertrain do Juke Hybrid Rally Tribute utiliza fluidos e combustíveis proporcionados pela Shell, o parceiro da Nissan no Rally East African Safari de 1971.
Nissan no East African Safari Rally
Em 1971, o lendário 240Z que obteve a vitória no difícil East African Safari Rally foi conduzido por Edgar Herrmann com Hans Schüller como copiloto. De fato, o rally foi um sucesso retumbante para a marca, com os outros 240Z chegando ao final em segunda e sétima posição. Além disso, a vitória representou o segundo triunfo consecutivo da marca no rally.
O 240Z era propulsionado por um motor de 6 cilindros em linha de 2.4 litros, que produzia 210 cv enviados às rodas traseiras. O carro ganhador foi restaurado em 2013 e hoje é parte da coleção patrimonial da Nissan que se encontra em Zama, próximo da sede global da Nissan na província japonesa de Kanagawa.