NISSAN JUKE SE DESPEDE DOS ESTADOS UNIDOS E SERÁ SUBSTITUÍDO PELO KICKS
O Nissan Juke já desapareceu do site americano da marca, uma amostra inequívoca de que sua despedida é definitiva. Embora ainda possam ser encontradas unidades em alguns concessionários da marca nos Estados Unidos, a verdade é que estamos diante do seu adeus.
O fato é que o Nissan Juke nunca chegou a popularizar-se nos Estados Unidos. O modelo japonês não alcançou os objetivos comerciais que a Nissan havia estabelecido. E mais, suas vendas caíram muito nos últimos tempos até a situação da marca optar por sua retirada do mercado e substituí-lo por um novo modelo para continuar oferecendo uma opção abaixo do Nissan Rogue Sport, como é conhecido o Nissan Qashqai no mercado americano.
Em seu primeiro ano de vendas nos Estados Unidos foram entregues mais de 35.000 unidades do Nissan Juke, alcançando um máximo de 38.000 unidades em 2014. Depois desse ano, as vendas começaram a cair gradativamente até ficar um pouco acima dos 10.000 licenciamentos em 2017. Para termos uma ideia mais clara do volume de vendas gerado pelo Juke em um mercado tão grande como os Estados Unidos, durante o mês passado foram vendidas somente 41 unidades.
O lugar do Juke foi ocupado pelo Nissan Kicks. Esse novo modelo tem um preço de partida de 17.990 dólares e está disponível somente com uma motorização. Trata-se de um motor à gasolina de 1.6 litros e quatro cilindros que gera uma potência de 126 cv e que surge acoplado a uma transmissão automática Xtronic tipo CVT. Todas as versões são de tração dianteira.
Com seu design mais convencional e em linha com o resto dos membros da família SUV da Nissan, a marca espera que consiga uma maior popularidade. Além disso, o Nissan Kicks á mais espaçoso que o Juke devido a fato de que suas dimensões são um pouco mais elevadas, características que podem marcar a diferença com o modelo ao qual substitui. Só o tempo dirá se a mudança foi a melhor opção.
Desde o momento do seu lançamento, a Nissan confirmou que o Kicks estará disponível em mais de 80 países, mas por enquanto não há um anúncio claro sobre seu desembarque no suculento mercado europeu. Por outro lado, no velho continente o Nissan Juke continua sendo muito popular e ocupa os primeiros postos nos rankings de vendas de sua categoria.