NISSAN LEAF ENFRENTA UM CAÇA EM UMA CORRIDA DE ACELERAÇÃO

Quando se vai a uma drag race convém ir com o carro mais potente e rápido disponível. Embora o Tesla Model S Plaid de 1.020 cv possa ter a difícil tarefa de bater seus adversários em uma prova de aceleração, a verdade é que muitos outros carros elétricos não são projetados com essa finalidade, já que sua missão é serem eficientes e oferecer boa autonomia. No entanto, decidiu-se que era uma boa ideia confrontar o Nissan LEAF contra um caça em uma corrida de aceleração.
Este experimento faz parte de uma campanha publicitária da Nissan em seu país natal, onde puseram o compacto elétrico em uma pista de aterrissagem junto a um avião a jato. O resultado, como se pode adivinhar, é que o Nissan LEAF conseguiu cruzar a meta antes do caça, que poucos metros depois consegue decolar e bater o carro.
A aeronave em questão é um Aero L-39 Albatros, um avião que esteve em produção entre 1971 e 1996 que é usado principalmente para fins de treinamento. No entanto, é um caça que foi utilizado, e incluso segue ativo, nas forças aéreas de países como Líbano e Siria, entre outros.
Enquanto o caça de combate tem a capacidade de alcançar uma velocidade em terra de 215 km/h, a entrega de torque instantânea do Nissan LEAF elétrico parece ter sido suficiente para ganhar esta peculiar corrida de aceleração. Pode parecer um truque publicitário, mas a Nissan também divulgou o ‘making of’ do anúncio para demonstrar que seu carro elétrico ganhou com justiça a corrida contra esta aeronave apesar de sua velocidade máxima de 170 km/h.
O Nissan LEAF e é a versão mais potente e eficiente da linha. Está equipado com um motor elétrico dianteiro de 160 kW (218 cv) de potência que oferece 340 Nm de torque. Uma bateria con 62 kWh de capacidade energética bruta lhe permite homologar até 385 quilômetros de autonomia com uma só carga.