Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. NISSAN MID4 CONCEPT: PRETENDIA MOSTRAR O QUE A MARCA ERA CAPAZ DE CONSEGUIR COM SUAS PRÓPRIAS TECNOLOGIAS

Notícias

NISSAN MID4 CONCEPT: PRETENDIA MOSTRAR O QUE A MARCA ERA CAPAZ DE CONSEGUIR COM SUAS PRÓPRIAS TECNOLOGIAS

10/08/2022

Voltar
NISSAN MID4 CONCEPT: PRETENDIA MOSTRAR O QUE A MARCA ERA CAPAZ DE CONSEGUIR COM SUAS PRÓPRIAS TECNOLOGIAS

Tração permanente nas quatro rodas com embreagem central viscosa. Transmssão manual de 5 velocidades. Uma carroceria com muita fibra de vidro. Além disso, tampouco faltava direção nas quatro rodas e quatro freios a disco com ABS.

Em termos de dimensões, media 4.16 metros de comprimento, 1.78 metros de largura e 1.20 metros de altura, com uma distância entre os eixos de 2.44 metros. Seu peso era de 1.400 quilos. Atingia 295 km/h de velocidade máxima e acelerava de 0 a 100 km/h em 4.9 segundos. Falando isso entre 1985 e 1987, parece que se trata de um Porsche ou um Ferrari, mas não, assim era o Nissan MID4. 

Este protótipo de carro esportivo foi apresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt, em setembro de 1985. Um modelo que pretendia mostrar ao mundo o que a Nissan podia conseguir com suas próprias tecnologias.

O primeiro exemplar (já que foram fabricados pelo menos dois) foi um modelo branco perolado com volante à esquerda, o que se pode ver nas fotos, enquanto que o segundo carro produzido era vermelho.

Estamos falando de um esportivo que utilizou o motor V6 de 3.0 litros (VG30) do Z31 - Fairlady Z/300ZX, montado em posição central. Uma mecânica que contava com quatro comandos de válvulas, 24 válvulas e uma potência de 230 cv a 6.000 rpm.

Mas isso não era o mais impressionante. O carro contava com um sistema de tração total que distribuía 33% da potência transmitida ao eixo dianteiro e 67% ao eixo traseiro, para conseguir um bom equilíbrio e um comportamento notável em alta velocidade.

Este sistema foi o primeiro desenvolvimento do que mais tarde se converteria no conhecido ATESSA, o sistema de tração total da Nissan, adotado posteriormente para modelos de produção como o Skyline, o Bluebird, o Cefiro e vários outros.

O primeiro MID4 também contava com a primeira evolução da direção nas quatro rodas HICAS, projetada para proporcionar um melhor controle, tendo em conta a aceleração lateral e a velocidade nas curvas. Este sistema, depois de ser revisado, foi adotado na série Z e nos modelos coupe e sedan da linha média e alta da Nissan.

Por último, o carro contava com quatro freios a disco com ABS e a carroceria era projetada para ser aerodinamicamente eficiente. A influência do estilo MID-4 também se deixou sentir no facelift do 300ZX (Z31), em outubro de 1985. O segundo MID4 (vermelho), com volante à direita, foi mostrado no Salão de Tokyo neste mesmo mês.

Nissan MID4-II Concept

Exatamente dois anos depois, a Nissan apresentou ao público um carro dos sonhos ao qual chamaram de MID4-II. Seguia os pontos principais de seu antecessor, mas desta vez em um formato que podia ser considerado pronto para sair ao mercado.

A carroceria era ainda mais bonita que a de 1985, com uma suave mescla entre o Porsche 959, o Ferrari Testarossa e o estilo próprio da Nissan. Este carro foi testado em um circuito de corridas nos Estados Unidos e demonstrou imediatamente suas avançadas qualidades.

O motor era basicamente o mesmo do Z32 300ZX de 1990, mas produzia 330 cv, graças a dois turbos e seus correspondentes intercoolers. O chassi também foi adotado posteriormente no Z32, mas não o complexo sistema de tração total, que foi desenvolvido com a ajuda do fabricante austríaco Steyr-Daimler-Puch.

Os responsáveis da Nissan consideraram que com bons pneus e uma boa suspensão, o novo Z32 teria um bom comportamento na estrada, mesmo sem o sistema de tração total. Claro que consideraram a possibilidade de equipar o carro com esse sistema, mas o peso aumentaria e o design exterior mudaria, fazendo com que o carro se elevasse cerca de 5 cm e mudaria a linha do capô. 

Foram construídos pelo menos três protótipos do MID4-II, e em 1987 a Nissan ainda não tinha certeza se fabricaria o MID4 como sucessor do Z, mas no final consideraram que seria muito caro.

Curiosamente, três anos mais tarde, a Nissan renovou seu interesse no projeto, assim como no desenvolvimento do Z original. Mas desta vez (provavelmente como resposta ao Honda NSX), optaram por construir um superesportivo impulsionado pelo motor V8 de 4.5 litros da Infiniti. Mas essa já é uma outra história...

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

1985 - NISSAN MID4 CONCEPT

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter