NISSAN PODE ESTAR PREPARANDO O REGRESSO DO SILVIA
O Nissan Silvia de primeira geração, também conhecido como Datsun 1600 Coupe, apresentou uma das denominações mais icônicas da marca e inspirou o VP de Design da Nissan Europe e a sua equipe de designers a imaginar uma interpretação moderna do original.
Ao projetar o automóvel que aparece imagens, Matthew Weaver quis prestar homenagem ao primeiro Silvia CSP311 e escolheu fazê-lo, como não poderia ser de outra forma nestes tempos que correm, com um sistema de propulsão elétrico. Weaver diz que o uso de um powertrain deste tipo teve uma influência direta no design do veículo, já que não foi necessária a presença de uma grande grade dianteira, de forma que a estética geral deste restomod foi suavizada.
Uma característica chave tomada do Silvia original e apresentada neste novo automóvel é uma linha de carroceria única que vai desde a esquina do farol dianteiro até as lanternas traseiras. Este Silvia moderno também conta com arcos de roda cuja forma lembra o modelo original e também tem um teto flutuante encarregado de proteger um interior surpreendentemente espaçoso.
“Os principais componentes de um veículo eléctrico são bastante diferentes e podem ser embalados de maneira diferente, em comparação com um automóvel com motor a combustão interna. Consequentemente, o Silvia que reinventamos aqui teria um interior maior do que sugeririam suas dimensões exteriores. O Silvia estava à frente de seu tempo, de uma maneira muito tranquila e discreta. Envelheceu muito bem e ainda hoje teria seu lugar nas estradas. Também é um grande exemplo do que se espera de um produto global: alta qualidade e atrativo universal”, destaca o atual VP da Nissan na Europa.
A Nissan destacou que “reinventar os carros clássicos para o mundo moderno e eletrificado, embora comecem apenas como esboços, demonstra que as possibilidades futuras são infinitas”. Agora, isso não significa que a marca japonesa teve ou tenha intenções de recuperar a lendária denominação. No entanto, dado o ressurgimento das interpretações modernas de outros clássicos, como por exemplo o Renault 5 e o Opel Manta, que se reintroduzem no mundo como veículos elétricos por razões emocionais e de marketing, não seria muito exagerado dizer que é possível o regresso do Nissan Silvia dentro de alguns anos.