NISSAN QASHQAI 2022: CHEGA A TERCEIRA GERAÇÃO DO SUV POR EXCELÊNCIA
Ontem a Nissan apresentou o Nissan Qashqai, um modelo que, de acordo com a própria marca, reforça sua posição de líder no segmento dos crossovers na Europa. Assim como as duas gerações anteriores, o novo Nissan Qashqai foi concebido no Estúdio de Design Europeu da Nissan em Londres, no Reino Unido.
A terceira geração é mais musculosa, afilada e moderna. No exterior, a postura melhorada da carroceria do Qashqai é mais decidida, com linhas superiores proeminentes, uma distância entre os eixos ampliada e imponentes rodas de liga leve de até 20 plugadas montadas no Qashqai pela primeira vez.
A parte frontal do novo Qashqai exibe uma grade Nissan V-Motion ampliada, acabada em cromo com uma faixa secundária de cromo acetinado para ressaltar sua precisão. Está ladeada por finos e avançados faróis de matriz Full LED com luzes diurnas.
Visto a partir da lateral, o novo Qashqai parece mais atlético e dinâmico, com uma única linha que atravessa o carro da parte dianteira até a traseira, proporcionando uma presença muito horizontal ao carro, mas também transmitindo certa sensação de dinamismo. O novo Qashqai estará disponível em 11 cores de carroceria com 5 combinações bicolor, um total de 16 versões para se escolher.
De acordo com a marca, o habitáculo do novo Nissan Qashqai significa um novo padrão no segmento graças à sua sensação de alta qualidade e sua facilidade de uso melhorada. A nova iluminação ambiental branca gera um ambiente reconfortante e relaxante em todo o habitáculo, de modo que sua uniformidade transmite uma sensação de qualidade e harmonia. A marca dá uma ênfase especial na qualidade ergonômica e estética dos interruptores e botões, que transmitem uma sensação táctil de alta qualidade que proporciona aos usuários confiança e elegância.
O novo Qashqai oferece um sistema de infotainment com uma ampla carteira de serviços conectados, que inclui a fácil integração de smartphones, wifi integrada para até sete dispositivos e o Nissan Connect Services, um aplicativo específico para interatuar e controlar o veículo.
A tela de 9.0 polegadas do NissanConnect, que é maior e de melhor resolução, é a porta de acesso digital à navegação, o entretenimento e a configuração do veículo, sendo compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, também foi incorporado o Apple CarPlay sem fios.
Uma nova tela de informação múltipla TFT de 12.3 polegadas de alta definição e completamente eletrônica oferece uma seleção de desenhos personalizáveis para mostrar informações sobre a navegação, entretenimento, o trânsito e o próprio veículo, e tudo isso controlado a partir de um novo controle táctil situado no volante.
Por sua parte, a novo e inovador Head-Up Display (HUD) de 10.8 polegadas oferece o maior tamanho de imagem do segmento. Os dados de navegação principais, a assistência ao condutor e a informação sobre a estrada são projetados no para-brisa, dentro da linha de visão do condutor.
As funções Home-to-Car são compatíveis com os dispositivos Google Assistant e Amazon Alexa. A conectividade se estende a todos os ocupantes porque a caixa do console agora inclui conexões de carga USB na dianteira e na traseira, com entradas USB-A e USB-C.
A maior distância entre os eixos do novo Qashqai se combina com um chassi eficiente para criar ainda mais espaço para os usuários. O espaço para os joelhos dos ocupantes traseiros aumentou em 28 mm, até os 608 mm. Também há mais distância entre o condutor e o passageiro dianteiro. O espaço para a cabeça na parte dianteira e traseira aumentou em 15 mm graças ao ligeiro aumento das dimensões exteriores.
A tampa traseira elétrica de mãos livres permite acessar o porta-malas sem esforço algum quando o usuário tem as mãos ocupadas. A capacidade total do porta-malas aumentou em mais de 50 litros com relação ao modelo da geração anterior, graças em parte porque o piso da zona de carga agora é 20 mm mais baixo como consequência da melhoria da suspensão traseira.
Graças às versões de tração 2WD e 4WD, à transmissão manual de 6 velocidades e à nova automática Xtronic, além da condução com motor elétrico puro cortesia do sistema e-POWER, as opções de motorização do novo Qashqai são bem completas.
O sistema híbrido leve de 12 volts disponível para o novo Qashqai é uma tecnologia híbrida mais acessível que oferece assistência de torque, parada em marcha-lenta ampliada, arranque rápido e freio motor (só em versões com transmissão automática Xtronic), com melhorias tanto no consumo de combustível como nas emissões de CO2 (-4 g/km).
O efeito positivo da gestão energética do sistema híbrido leve sobre as emissões de CO2 é competitivo e o motor de 1.3 litros gera mais potência e torque que os principais concorrentes, de modo que a versão com motor a gasolina é uma oferta atrativa. O sistema híbrido leve acrescenta apenas 22 kg à massa total do veículo.
O motor a gasolina de 1.3 litros terá opção de duas potências diferentes, 140 e 158 cv, com uma transmissão manual de 6 velocidades e a nova transmissão automática Xtronic (só para a versão de 158 cv). A potência máxima do motor alcança as 5.500 rpm, com um torque máximo disponível de 270 Nm a confortáveis 1.750 rpm nas versões Xtronic de 158 cv e com transmissão manual de alta potência.
A tração 2WD está disponível tanto para as versões de 140 cv como para as de 158 cv, enquanto que a tração 4WD só estará disponível para os modelos Xtronic de 158 cv. O novo sistema de controle 4WD e de seleção de modo de condução é mais intuitivo e inteligente, já que se adapta às condições externas através de 5 modos de condução: Normal, ECO, Esportivo, Neve e Off-Road.
O novo Qashqai é o primeiro modelo novo que utiliza a plataforma CMF-C, que representa uma arquitetura estrutural e tecnológica automobilística de vanguarda. Pela primeira vez, a tampa traseira do Qashqai será fabricada em um material composto, o que reduz seu peso em 2.6 kg. As portas dianteiras e traseiras, os para-lamas dianteiros e o capô, agora são feitos de alumínio, o que permite uma redução de peso no conjunto de 21 kg com relação à carroceria do Qashqai atual.
O novo Qashqai estará equipado com a nova geração da tecnologia de assistência à condução ProPILOT, que oferece um maior apoio ao condutor em uma gama mais ampla de situações. O sistema é capaz de acelerar e frear o veículo ao circular por uma só faixa em autopista. O sistema pode acelerar o veículo para rodar em uma velocidade estabelecida e pode frear e até deter o carro em condições de tráfego intenso. O sistema é capaz de retomar automaticamente a marcha se o veículo esteve parado durante menos de três segundos e o tráfego à frente do veículo estiver se afastando.
No novo Nissan Qashqai, o sistema atualizado agora é capaz de adaptar a velocidade do carro em função de circunstâncias externas e também pode usar os dados do sistema de navegação para ajustar a velocidade para as curvas seguintes e rampas de saída que tenham um raio mais fechado.
Além disso, o sistema ProPILOT com Navi-link pode se comunicar com os radares de controle de ângulo morto do Qashqai para ajudar a intervir através de uma correção da direção e evitar que se produza uma manobra de mudança de faixa se houver um veículo na zona de ângulo morto.
Outras melhorias incluem um aviso de proteção lateral para situações urbanas, que alerta o condutor do risco de contato com um objeto na lateral do veículo, normalmente ao manobrar no estacionamento de um supermercado, por exemplo. O novo Qashqai também pode intervir para evitar colisões ao sair de marcha ré de um estacionamento graças à uma atualização do sistema de alerta de detecção de objetos em movimento, ativando os freios para deter o carro se for detectado um obstáculo em movimento próximo do mesmo. A segurança adicional vem através do sistema inteligente anticolisão frontal da Nissan com função preditiva.
Outra característica do conjunto de tecnologias de segurança a bordo do novo Qashqai é o novo airbag central, que se desloca entre os dois bancos dianteiros, para evitar que os ocupantes da fila dianteira se choquem no caso de impacto lateral.