NISSAN QASHQAI e-POWER: UM NOVO ELÉTRICO DE AUTONOMIA ESTENDIDA
Dentro de alguns meses, a Nissan lançará em diferentes mercados da Europa uma nova e interessante versão do seu bem-sucedido SUV compacto de nova geração, o Nissan Qashqai e-POWER, que tecnicamente é um híbrido de série com autonomia elétrica estendida.
Basicamente, isso significa que incorpora um motor elétrico, o único encarregado de mover as rodas do veículo, mas também um propulsor a gasolina, que atua exclusivamente como gerador de energia para recarregar a bateria e alimentar o motor elétrico.
O mais curioso deste Qashqai e-POWER é que se trata de um carro elétrico que não se carrega na tomada, já que a única forma de carregar sua bateria é em marcha, através do motor a combustão. Este sistema já está disponível no Japão desde 2017, embora previamente se utilizava um motor térmico de 1.2 litros.
O novo Qashqai e-POWER esconde um motor elétrico de 140 kW ou 190 cv de potência, que propulsiona o veículo, e um bloco 1.5 litros turbo alimentado a gasolina, de 3 cilindros e com um sistema de compressão variável (entre 14:1 e 8:1), que desenvolve uma potência máxima de 158 cv.
Portanto, a potência máxima do veículo é de 190 cv, já que a unidade elétrica é a que move as rodas dianteiras (o carro é exclusivamente de tração dianteira), e o torque máximo eleva-se a generosos 330 Nm. O modelo conta com um modo chamado e-Pedal Step, ativável através de um botão, que permite condução de pedal único.
Este curioso sistema de autonomia estendida permite que o motor a gasolina gere energia elétrica que, através de um inversor, chega à bateria (cujas especificações não foram detalhadas), ao motor elétrico diretamente ou a ambos.
Assim, embora se trate de um modelo propulsionado por um motor elétrico, não tem um ponto de recarga para ser conectado a uma tomada da rede elétrica, mas um bocal convencional para o tanque de combustível, unicamente.
De acordo com a Nissan, este motor 1.5 consome em média cerca de 19 km/l (emissões de CO2 de 119 g/km), embora este dado esteja ainda pendente de homologação. Em todo caso, uma vez que que não propulsiona o veículo, a marca assegura que o motor a gasolina funciona sempre em rotações ótimas.
A Nissan desenvolveu também um sistema denominado Linear Tune, que adapta a velocidade de funcionamento do motor a gasolina à do próprio veículo, para que o som seja o mais parecido possível ao de um veículo tradicional.