NISSAN REVELA TECNOLOGIA AVANÇADA SEM CONDUTOR

A Nissan apresentou hoje sua mais recente tecnologia de direção autônoma (AD) na área de Minato Mirai, em Yokohama. Pela primeira vez no Japão, um veículo de testes sem condutor no carro navegou por uma via pública em um ambiente urbano complexo. A Nissan desenvolveu essa tecnologia para um serviço de mobilidade que planeja lançar no Japão.
Este é um passo significativo para capacitar a mobilidade, resolvendo os desafios de serviços de transporte enfrentados pelas comunidades locais, como a escassez de condutores resultante do envelhecimento da população. Ao alavancar sua tecnologia, a Nissan fornecerá uma ampla gama de novos serviços que permitem a liberdade de mobilidade.
A Nissan está maximizando seus esforços para estabelecer e verificar a segurança da tecnologia AD adaptada a diferentes condições de tráfego em todo o mundo. Para fazer isso, está utilizando insights e tecnologias obtidas por meio de pesquisas no Japão, pesquisas no Vale do Silício conduzidas pelo Nissan Advanced Technology Center e participação no projeto evolvAD do Reino Unido.
Os veículos de testes mais recentes são baseados no Serena - a minivan mais vendida do Japão - e incorporam 14 câmeras, nove radares e seis sensores LiDAR. Os sensores montados no teto oferecem detecção significativamente expandida aproveitando a altura do Serena e permitindo uma detecção mais precisa de seus arredores, em comparação com veículos de teste anteriores. Além disso, o uso de IA melhorou significativamente o reconhecimento, a previsão comportamental e o julgamento, bem como o controle, proporcionando uma operação suave em uma variedade de cenários complexos.
Para garantir a máxima segurança para a demonstração do veículo de testes, os engenheiros da Nissan verificaram um grande número de cenários possíveis ao longo da rota de direção, adicionaram uma função de parada imediata para emergências e introduziram redundâncias intencionais.
Desde o ano de 2017, a Nissan vem demonstrando e testando a tecnologia AD. Atualmente, a Nissan está planejando testes de demonstração de serviço envolvendo aproximadamente 20 veículos para ocorrer em Yokohama nos anos de 2025 a 2026 e está construindo uma estrutura operacional e ecossistema de serviço com as partes interessadas. Aproveitando os resultados dos testes, no ano de 2027 a Nissan pretende fornecer serviços de mobilidade de direção autônoma, em colaboração com municípios e operadores de transporte, com monitoramento remoto.
Esta iniciativa será promovida em estreita cooperação com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão; o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo; outros ministérios do governo e a cidade de Yokohama. Os ministérios também promoverão iniciativas para criar novos serviços de mobilidade autônoma por meio de seu Comitê de Aceleração de Mobilidade de Nível 4.
A Nissan continuará avançando com sua tecnologia enquanto estabelece serviços em Yokohama com base nos resultados de desenvolvimento e verificação no Japão e no exterior.