NISSAN SERENA 2023: APRESENTADO NO JAPÃO O NOVO MONOVOLUME DE 8 LUGARES DA MARCA

Os monovolumes e as vans pensadas para o transporte de passageiros não passam exatamente por seu melhor momento, devido ao auge dos SUVs e crossovers no mercado, mas existem fabricantes que continuam apostando neste tipo de veículos, que têm muito sentido para certos usos.
A Nissan acaba de apresentar no Japão a sexta geração do seu Nissan Serena, um interessante monovolume de oito lugares para toda a família, que não se destaca precisamente por suas formas aerodinâmicas, mas por um design funcional para ganhar espaço no habitáculo. Além disso, todas as luzes do modelo utilizam tecnologia LED.
Segundo a Nissan, este novo Serena conta com o para-brisa mais largo do segmento, o que contribui para oferecer uma grande visibilidade, junto à grande superfície envidraçada do resto do veículo. É claro que inclui uma porta corrediça na lateral, neste caso de acionamento elétrico e com função ‘mãos livres’.
Em função do nível de acabamento, este Nissan Serena pode medir 4.69 ou 4.77 metros de comprimento, assim como 1.70 ou 1.72 metros de largura. A altura também depende da versão escolhida: pode ser de 1.87, 1.89 ou 1.90 metros. Em relação à distância entre os eixos, há duas versões: de 3.14 e 3.15 metros.
Um dos aspectos mais interessantes deste veículo familiar é que o estofamento dos bancos é impermeável de série, enquanto que o interior inclui também diversas entradas USB, conexão wifi e controles para a climatização em cada um dos oito lugares.
A oferta de motores começa com um bloco de 2.0 litros aspirado a gasolina, com 152 cv e 200 Nm de torque máximo, disponível com uma transmissão CVT e com tração total como opcional, que estará disponível no Japão ainda este ano.
Por cima, surge o híbrido e-Power (só 2WD e disponível a partir de 2023) com um novo e mais silencioso motor de 1.4 litros (98 cv e 123 Nm), que se combina com um propulsor elétrico para uma potência total combinada de 165 cv e um torque de 315 Nm. Esta versão oferece também carga bidirecional.
Entre as soluções que o veículo pode equipar destacam-se o ProPilot 2.0, que permite condução semiautônoma em autoestradas, e o assistente de estacionamento ProPilot Park. Quanto ao preço, no Japão o Serena parte de 2.768.000 ienes, ou seja, cerca de 107.600 reais, mas o e-Power Luxion topo de linha custa 4.798.200 ienes (186.500 reais).