NORUEGA É O PRIMEIRO PAÍS EUROPEU A COMERCIALIZAR O OPEL AMPERA-E
A Noruega foi o primeiro país europeu a receber o Opel Ampera-e e iniciou a sua comercialização esta semana, mais precisamente no dia 14 de dezembro. A Opel disponibilizará um volume limitado de unidades nesses primeiros meses, adotando um aumento gradual da capacidade de produção.
O plano do fabricante alemão prevê um lançamento por fases na Europa: logo após a entrega dos primeiros Ampera-e na Noruega, no próximo semestre, iniciam as vendas na Alemanha, na França, na Holanda e na Suíça. A maior parte dos outros países europeus ficará para o segundo semestre de 2017 ou durante o ano de 2018, à medida que o volume de produção for aumentando.
A escolha do mercado norueguês para inaugurar a fase de encomendas do Ampera-e deve-se ao fato de se tratar do país onde a mobilidade elétrica é mais popular, devendo atingir em breve um total de 100 mil veículos elétricos em circulação. Na Noruega, esses veículos estão isentos de impostos sobre a aquisição e pagam uma taxa de circulação baixa.
Os noruegueses que utilizam automóveis elétricos não pagam passagens de ‘ferries’ nem estacionamento urbano, ao mesmo tempo em que podem utilizar as faixas ‘Bus’ destinadas ao ônibus. Graças a esses incentivos, há vários anos que o mercado norueguês tem a maior penetração de veículos elétricos do mundo, a qual subiu a 22% em 2015, tendo mesmo superado 30% em algumas regiões do país.
“Não temos um plano inflexível. Em qualquer momento podemos alterá-lo se, por exemplo, surgir um país que modifique as suas políticas nesse campo. O nosso objetivo é ter capacidade de produção suficiente que permita, em 2018, disponibilizarmos volumes aceitáveis na maior parte dos países europeus. A estratégia passa por formarmos uma rede de concessionários Ampera-e, selecionados a partir da rede de concessionários Opel em cada país. Excetua-se a Noruega, onde todos os distribuidores comercializarão o novo modelo, já que estimamos que o Ampera-e se torne, rapidamente, no modelo mais vendido da Opel nesse país", explicou Peter Christian Küspert, VP de Vendas e Pós-Venda do Opel Group.
O Opel Ampera-e apresenta uma autonomia superior a 500 quilômetros (ciclo NEDC) - 100 km a mais do que a autonomia do seu mais direto concorrente nesse segmento. A autonomia medida de acordo com o ciclo de testes WLTP, que procura reproduzir condições de utilização ainda mais realistas, está estimada em mais de 380 km. É necessário notar que a autonomia variará sempre de acordo com o tipo de condução adotado, além de depender de fatores como a temperatura ambiente e a configuração da estrada.
No que diz respeito ao recarregamento das baterias, o Ampera-e ganha cerca de 150 km de autonomia (valor médio medido de acordo com o ciclo NEDC) em apenas meia-hora num posto público de carga rápida de corrente contínua a 50 kW.