NOVA GERAÇÃO DO CITROËN C4 CHEGARÁ EM 2020

A chegada do novo Citroën C4 Cactus aos concessionários vem acompanhada de uma importante mudança na linha da Citroën. Trata-se da saída pela porta dos fundos do Citroën C4. Como já havíamos comentado aqui, a marca francesa decidiu não dar continuidade à geração atual do seu modelo do segmento C. As baixas vendas tornaram-se um fardo que o modelo não foi capaz de suportar.
No entanto, e embora em princípio houvesse a possibilidade de que a Citroën deixasse de contar em sua linha com um compacto capaz de fazer frente aos concorrentes desse segmento, finalmente não será assim. O fabricante francês trará de volta o Citroën C4 com o lançamento de uma nova geração. Mas isso não acontecerá antes do início da próxima década.
Recentemente, a própria Linda Jackson, CEO da Citroën, deu interessantes declarações aos britânicos da Auto Express abrindo a porta para o lançamento de um novo Citroën C4. Em suma, Jackson deixa claro que voltarão a contar com um compacto tradicional em sua linha. E mais, para ela, o lançamento do novo C4 Cactus não é mais que “uma transição” para introduzir um novo C4 no futuro.
De acordo com as palavras de Linda Jackson, o objetivo com a introdução do novo Citroën C4 será oferecer um produto totalmente renovado capaz de encurtar a distância em relação aos dominadores da categoria, como o Volkswagen Golf, Opel Astra, Ford Focus, Renault Mégane e o SEAT León, entre outros: “O segmento C e esse tipo de veículo - o Citroën C4 convencional - é extremamente importante para nós. Então vamos trazer ao mercado um substituto para o C4 que sai de linha agora”.
Ao ser indagada se com o lançamento de uma nova geração do C4 convencional o atual Citroën C4 Cactus teria seus dias contados, Jackson comentou que ambos os veículos podem conviver na linha: “Não estou dizendo que vamos nos desfazer do C4 Cactus, mas apresentaremos um novo modelo do segmento C”. Para a britânica, o C4 Cactus é um ponto intermediário no caminho para uma estratégia de produto em que haverá modelos de categorias mais tradicionais.
Portanto, o regresso do Citroën C4 acontecerá no início da próxima década. Se considerarmos que a Citroën poderá aproveitar o desenvolvimento da nova geração do Peugeot 308, que no ano passado recebeu a atualização de meio ciclo de vida, não será surpresa que tanto o novo 308 como o novo C4, vejam a luz entre os anos 2020 e 2021.