NOVE GRANDES MARCAS NÃO ESTARÃO PRESENTES NO SALÃO DE FRANKFURT

Existem dois motivos principais pelos quais muitas marcas não participam nos salões: a redução de custos, sobretudo depois do dieselgate - aconteceu com a Lamborghini e com a Bentley na última edição de Paris - e a internet. Os últimos e chamativos casos são das marcas Alfa Romeo, DS, Peugeot, Fiat, Infiniti, Jeep, Mitsubishi, Nissan e Volvo, que não estarão presentes no Salão de Frankfurt 2017, marcas que representam cerca de 20% das vendas na Europa.
Mas a esses dois ‘problemas’ se somam mais dois. O primeiro são os festivais e concursos de elegância, exposições ao ar livre onde são oferecidos maior entretenimento aos visitantes e que muitas vezes contam com visitas de importantes pilotos, além de demonstrações e corridas.
Neste final de semana começou o Pebble Beach Concours d’Elegance, onde estão sendo mostradas grandes novidades como o BMW Z4 Concept e o Aston Martin Vanquish Zagato. A coisa não fica por aí, pois se somam o Goodwood Festival of Speed, onde por exemplo, foi mostrado pela primeira vez o Porsche 911 GT2 RS 2018, e o Concorso d’Eleganza Villa d’Este, lugar escolhido pela BMW para exibir o Série 8 Concept.
A outra tendência que está matando pouco a pouco os salões do automóvel é que os fabricantes estão optando em realizar seus próprios eventos. É só dar uma olhada no Go Further da Ford, onde estiveram presentes 2.500 pessoas; o Audi Summit, onde foi lançado o novo Audi A8 diante de 2.000 assistentes; além do Jaguar Art of Performance da marca britânica. Além do que, esses acontecimentos são retransmitidos ao vivo para todo o mundo e de forma gratuita.