NOVO AUDI Q5 SUV: ESTA É A TERCEIRA GERAÇÃO DE UM CAMPEÃO DE VENDAS
Há mais de 15 anos, o Audi Q5 é um dos SUVs mais populares do segmento médio na Alemanha e na Europa. A Audi apresenta agora a última geração do campeão de vendas: o novo Q5, ainda mais moderno, espaçoso e dinâmico. É o primeiro SUV baseado na Plataforma Premium de Combustão (PPC) e é movido por motores a gasolina e diesel ainda mais eficientes graças à tecnologia MHEV plus. O Q5 impressiona com um avançado sistema de infotainment, um novo conceito de operação e controle, assinaturas luminosas digitais personalizáveis e modernos sistemas de assistência ao condutor. O esportivo Audi SQ5 complementa a nova série de modelos em seu lançamento, que será ampliada no futuro com variantes com tecnologia híbrida plug-in.
Gernot Döllner, CEO da AUDI AG, vê no novo Audi Q5 SUV uma garantia de sucesso: "O Audi Q5 é, há mais de 15 anos, nosso modelo SUV mais importante e de maior sucesso em seu segmento. A nova edição aperfeiçoa suas características comprovadas. Como o segundo modelo da nossa nova geração de veículos com motores de combustão altamente eficientes, representa o próximo passo na renovação da nossa gama. Estou certo de que o novo Audi Q5, como um crossover esportivo com um design SUV dinâmico, continuará sua história de sucesso."
Com o novo Q5, a Audi lança a terceira geração de seu modelo de sucesso. A primeira versão do SUV de tamanho médio foi apresentada em 2008 e dominou o segmento das marcas premium desde então. O novo Audi Q5 continua agora essa história de sucesso. Assim como a nova gama Audi A5, ele é baseado na Plataforma Premium de Combustão (PPC), que permite à marca dos quatro anéis lançar modelos de grande volume com altos padrões técnicos em diferentes segmentos. A versatilidade desta plataforma permite à Audi dotar seus novos modelos de um caráter único.
O Audi Q5 estabelece novos padrões no segmento de SUVs premium de tamanho médio: uma linguagem de design esportiva e orientada à tecnologia se combina com uma versatilidade incomparável e uma comprovada aptidão para o uso diário. Os motores potentes e eficientes com tecnologia MHEV plus, e mais tarde também os híbridos plug-in, representam um novo passo no caminho da Audi para se tornar um fornecedor de mobilidade premium. Com a arquitetura eletrônica E3 1.2, a marca dos quatro anéis integra modernas funções de conectividade e digitalização preparadas para o futuro em todos os seus novos modelos.
A Audi fabrica o Q5 no México há oito anos e também produz a nova geração do SUV em San José Chiapa. A proximidade com o mercado norte-americano é um fator importante neste caso. Com este modelo, a Audi inicia a renovação de toda a sua carteira de modelos SUV com motores de combustão e variantes parcialmente eletrificadas.
Mais prático do que nunca: conceito de espaço e versatilidade
O novo Audi Q5 ganhou significativamente em atributos-chave de produto, e os ocupantes podem sentir isso desde o primeiro momento. Em combinação com o novo conceito de interior, o resultado é uma sensação confortável de espaço, com excelente habitabilidade em altura e espaço para as pernas.
Uma característica especialmente prática do Audi Q5 SUV é o assento traseiro totalmente ajustável, que pode ser deslocado longitudinalmente e inclinado, aumentando assim o volume do porta-malas ou o conforto para os três passageiros que podem se acomodar no banco traseiro. Com os assentos traseiros rebatidos, o volume do porta-malas aumenta para até 1.473 litros, dependendo da versão. A cobertura da área de carga pode ser guardada de forma segura em um compartimento especialmente projetado sob o piso do porta-malas, o que proporciona ainda mais espaço para a bagagem.
Outras características práticas incluem um compartimento de armazenamento maior sob o apoio de braço central em comparação com o modelo anterior; várias áreas de armazenamento menores para óculos de sol, chaves e outros itens de uso diário; uma bandeja de carga indutiva e refrigerada com 15 watts de potência de carga na consola central dianteira; e quatro portas USB-C, duas na frente e duas na traseira. Como opção, as portas USB da frente podem suportar capacidades de carga de até 60 watts; as portas traseiras podem até carregar com até 100 watts, permitindo que dispositivos maiores, como laptops, sejam recarregados com segurança durante a viagem.
Purismo e dinamismo: o design exterior
A terceira geração dos modelos Q5 SUV é ainda mais esportiva e oferece proporções perfeitas. A linha de ombros tensa e alta cria uma silhueta poderosa, conectando os faróis dianteiros e traseiros e fazendo com que o veículo pareça mais longo. Acima do limiar, uma linha ascendente percorre os arcos das rodas e chega até o para-choque traseiro, conferindo ao veículo uma aparência dinâmica, mesmo quando parado.
A frente transmite uma sensação de robustez e segurança, pois todos os elementos de design que a definem estão posicionados em um nível mais alto do que no modelo anterior. A grade Singleframe, esportiva e larga, está posicionada em grande altura e é flanqueada por entradas de ar verticais e funcionais. Os faróis esculpidos e estilizados criam um olhar afiado e focado, manifestando o caráter ágil e seguro do carro desde a frente. Uma grande entrada de ar com sensores está situada abaixo da grade Singleframe, conferindo ao Q5 uma presença marcante na estrada. A linha exterior S line impressiona com componentes de carroceria chamativos e esportivos, como os elementos nas entradas de ar com detalhes cromados em antracite fosco, que no modelo S têm um acabamento cromado em prata fosca.
A traseira tem um design extremamente limpo, graças à redução máxima de linhas. Desde o vidro traseiro até a borda inferior da faixa luminosa tridimensional, há uma superfície lisa, definida pela faixa de luz com um corte afiado em toda a largura do veículo. A área entre a faixa luminosa e o para-choque é mantida limpa, conferindo ao SUV uma elegância esportiva. O difusor está integrado ao para-choque. A posição e a forma das saídas de escape funcionais dependem do motor: uma saída dupla quadrada sob o difusor no lado esquerdo para todos os motores a diesel, ou saídas retangulares à direita e à esquerda para os motores a gasolina. O modelo S incorpora as emblemáticas saídas de escape duplas redondas com um novo design mais afiado.
Três acabamentos para o exterior e onze cores de carroceria
Há três acabamentos disponíveis: advanced, S line e Black line. Além disso, o modelo S recebe uma aparência exterior independente. Nos acabamentos S line/Black line e no modelo S, as entradas de ar dianteiras são maiores e projetadas como tubos aerodinâmicos em forma de asa em L, e o difusor traseiro é muito mais esportivo. O pacote exterior preto vem incorporado de série na versão Black line e também está disponível para o modelo S.
É possível escolher entre onze cores de carroceria para os novos modelos Audi Q5, incluindo o acabamento de pintura sólida Branco Arkona. O Branco Glaciar, o Preto Mythos, o Prata Florete, o Azul Navarra, o Vermelho Granada, o Verde Distrito e o novo Cinza Tambora estão disponíveis como acabamentos de pintura metálica. O Azul Ultra metálico, o Cinza Daytona efeito pérola e o novo Ouro Sakhir metálico estão disponíveis exclusivamente para os modelos S ou veículos com a linha exterior S line. Acabamentos de pintura individuais de alta qualidade também estão disponíveis e, de acordo com os desejos do cliente, podem ser configurados pessoalmente através da Audi exclusive.
Os novos modelos Audi Q5 SUV estão equipados com rodas de liga leve em tamanhos de 19 a 21 polegadas, dependendo do exterior e do motor. As rodas otimizadas aerodinamicamente estão disponíveis como opção em 19 polegadas. As rodas forjadas de 21 polegadas com design S, características de outros modelos S, estão disponíveis como opção. No topo da oferta, encontram-se rodas de 21 polegadas com acabamento tricolor.
Linhas limpas e ambiente acolhedor: o design interior
O habitáculo do novo Audi Q5 SUV é baseado nos quatro traços básicos que caracterizam a nova filosofia de design de interiores da Audi. Em primeiro lugar, segue-se o princípio “centrado no ser humano”, ou seja, muito orientado às necessidades dos seus usuários. A disposição clara do interior proporciona uma visão geral em todas as situações e constitui a segunda característica básica: a “clareza visual”. Funcionalidade e estética se combinam até o último detalhe, algo que fica muito evidente na estrutura horizontal do painel, no qual uma inserção de material de alta qualidade se estende como uma asa em toda a sua largura e se eleva nas transições para as portas. O painel constitui a base do “Palco Digital” e das saídas de ar integradas. O design da consola central e das portas completa a orquestração do interior: componentes com aparência de alumínio e forma em C rodeiam os comandos das portas e a consola com uma alinhamento ascendente, enfatizando a filosofia robusta e esportiva de SUV do Audi Q5.
O componente central do interior é o palco digital, ou “Digital Stage”, que está posicionado à frente do condutor e do acompanhante graças às telas Audi MMI, claramente alinhadas e que se integram perfeitamente no habitáculo. A estilizada tela panorâmica independente, o Audi MMI panoramic display, tem um design curvado e tecnologia OLED, formada pelo Audi virtual cockpit de 30,2 cm (11,9 polegadas) e pela tela MMI touch de 36,8 cm (14,5 polegadas). Opcionalmente, pode-se instalar a tela MMI passenger display de 27,7 cm (10,9 polegadas) para o passageiro dianteiro. Graças ao modo de privacidade ativa com tecnologia de obturação, os passageiros podem utilizar o sistema de infotainment sem serem incomodados e sem distrair o condutor visualmente. Ao mesmo tempo, oferece a opção de ajudar o condutor com tarefas como, por exemplo, a navegação.
Com sua filosofia de design “Material Driven Design” baseada em matérias-primas, o novo Audi Q5 combina uma grande sensação de espaço com um alto nível de conforto. Como contraponto às áreas digital e técnica, o elemento denominado “softwrap” percorre de porta a porta toda a largura do painel. Junto com os painéis de tecido das portas e os apoios de braço, cria um ambiente acolhedor. Também é oferecida a possibilidade de individualizar o interior conforme as preferências pessoais de cada usuário. Os materiais foram selecionados a partir de um ponto de vista funcional e, ao mesmo tempo, garantem uma clara diferenciação de design entre as diferentes zonas do interior. As áreas orientadas ao conforto são acentuadas com superfícies generosas e materiais suaves; em contraste, os comandos são projetados com precisão e acabados opcionalmente em preto brilhante de alta qualidade.
Os assentos com acolchoamento em padrão de losangos, o softwrap, os retrovisores exteriores e o apoio de braço das linhas esportivas S line e Black line são acabados nos materiais sustentáveis Kaskade e Dinamica, entre outros. O estofamento têxtil Kaskade, que é fabricado com materiais reciclados como aparas de tecido e poliéster reciclado, lembra materiais naturais como a lã e não passa por processos adicionais de tingimento. Parte do estofamento é fabricada com o tecido Impressum, composto em grande parte por fibras de plástico recicladas. A microfibra Dinamica tem a aparência e a sensação do camurça, mas quase metade é feita de poliéster reciclado, uma das fontes sendo resíduos têxteis.
Luz de interação dinâmica
O interior do Q5 SUV também se destaca no escuro. A luz de contorno no painel e nas portas acentua a largura do habitáculo, enquanto a luz indireta sob a tela panorâmica Audi MMI e na consola central cria um efeito visual de flutuação. Os materiais de alta qualidade das portas são iluminados com grande efeito.
Além disso, há a luz de interação dinâmica (IAL), que se estende por toda a largura do interior como uma faixa de LED que facilita a interação dos ocupantes com o veículo. Por um lado, a IAL serve para iluminar o interior e oferece, por exemplo, uma função de boas-vindas ou indica se o veículo está trancado ou destrancado. Por outro lado, fornece ajuda em termos de segurança: por exemplo, exibe o indicador de setas, o que melhora a visualização no Audi virtual cockpit. A luz de interação dinâmica, que faz parte do pacote de iluminação ambiental plus, é sempre uma visualização adicional e não substitui as indicações das setas no Audi virtual cockpit.
Aerodinâmica e aeroacústica
A aerodinâmica e a aeroacústica do novo Audi Q5 SUV foram otimizadas com uma série de soluções sob medida. Os baixos carenados e as seções dianteira e traseira com design aerodinâmico desempenham um papel fundamental. Também são utilizadas cortinas de ar para canalizar o fluxo de ar e direcioná-lo além do para-lamas, de modo que flua ao redor das rodas dianteiras e das laterais do veículo com o mínimo de turbulências possível. Além disso, defletores direcionam o fluxo de ar ao redor das rodas dianteiras e o carenado dos baixos faz o mesmo, reduzindo as turbulências. Os painéis aerodinâmicos laterais na parte traseira do veículo garantem uma separação clara do fluxo de ar que se dirige por cima da carroceria, contribuindo também o profundo spoiler do teto. Os retrovisores externos foram otimizados aerodinamicamente.
A aeroacústica do novo Q5 SUV também é de alto nível. O para-brisa vem equipado de série com um vidro acústico. Para aumentar ainda mais o conforto de condução, as janelas laterais dianteiras também estão disponíveis com vidro acústico sob pedido.
Impressionante de dia e de noite: o design da iluminação
Com o novo Audi Q5 SUV, a marca dos quatro anéis não apenas destaca sua liderança em design e tecnologia de iluminação, mas também vai um passo além. As lanternas traseiras apresentam um design tridimensional, unindo de forma espetacular o mundo físico e digital em combinação com a faixa luminosa que abrange toda a largura do veículo. Na parte traseira, as luzes digitais OLED de segunda geração e a luz de projeção no spoiler sobre a janela traseira, utilizadas pela primeira vez na Europa, aumentam a segurança. Esta terceira luz de freio projeta um gráfico na parte superior da janela traseira, ampliando sua área de influência, e também integra as funções “coming home/living home” ao travar ou destravar o veículo.
No caso das lanternas traseiras digitais OLED de segunda geração, os seis painéis digitais OLED, com um total de 266 segmentos, geram uma nova imagem várias vezes por segundo através de um algoritmo especialmente desenvolvido. Essa simbiose entre design de iluminação e novas tecnologias faz com que a iluminação do novo Q5 pareça mais viva e inteligente do que nunca. A assinatura luminosa digital ativa também representa o futuro da tecnologia de iluminação da Audi. Na parte frontal, ela é criada pela interação do algoritmo com quinze segmentos que se atenuam para cima e para baixo. Os segmentos luminosos individuais interagem de tal forma que o aspecto geral da assinatura luminosa não varia em termos de intensidade luminosa.
“No Audi Q5, nós não projetamos apenas a forma da luz em um veículo de produção, mas todo o seu movimento. Graças à perfeita simbiose entre nosso design de iluminação e a nova tecnologia, a luz do Q5 parece mais viva e inteligente do que nunca. Demos à assinatura luminosa sua própria personalidade e ao mundo digital, sua própria estética. Tudo ao mesmo tempo. Com a assinatura luminosa digital ativa, o novo Q5 continua uma era de design e estética únicos que só podem ser encontrados na Audi”, explica o espanhol César Muntada, diretor de Design de Iluminação da Audi.
Com as lanternas traseiras digitais OLED 2.0, o Q5 eleva o design de iluminação, a gama de funções e, portanto, a segurança a um novo nível. Pela primeira vez, a segunda geração de lanternas traseiras digitais OLED pode se comunicar de forma seletiva com o ambiente imediato do veículo (car-to-x). A detecção de proximidade, que foi introduzida em 2020, foi ampliada no novo Q5 para incluir a luz de comunicação, que alerta outros usuários da estrada sobre acidentes e avarias. Além do gráfico de luz traseira normal, em situações críticas de condução ou tráfego, o Q5 exibe uma assinatura de luz traseira estática específica com símbolos de advertência integrados.
A tecnologia também estabelece novos padrões em termos de individualização. Com até oito assinaturas luminosas digitais – dependendo do equipamento – nas luzes diurnas redesenhadas dos faróis Matrix LED e nas lanternas traseiras digitais OLED 2.0, os condutores podem personalizar seu Q5 de uma forma completamente nova. Cada assinatura possui uma cena de boas-vindas e despedida especialmente projetada quando o veículo é aberto ou fechado.
Os motores a combustão mais modernos com MHEV plus
A nova família Audi Q5 SUV é baseada na Plataforma Premium de Combustão (PPC), uma arquitetura para veículos de propulsão convencional com motores de combustão instalados longitudinalmente. Todos os modelos da série Q5 em seu lançamento no mercado estão equipados com a tecnologia de hibridização altamente eficiente MHEV plus.
A tecnologia MHEV plus, com sistema elétrico de 48 volts, auxilia o motor de combustão, reduz as emissões de CO2 e, ao mesmo tempo, aumenta o desempenho e o conforto de condução. Manobras e estacionamento puramente elétricos também são possíveis de forma limitada.
O gerador do sistema de propulsão (PTG: Powertrain Generator) proporciona um torque adicional de até 230 Nm e uma potência de até 18 kW (24 CV). O sistema de 48 volts também permite o uso de um compressor de ar condicionado acionado eletricamente. Isso oferece a vantagem de que, mesmo quando o motor de combustão está desligado, a climatização continua funcionando a plena potência, mantendo o interior a uma temperatura agradável.
A bateria de íons de lítio dos veículos com MHEV plus é baseada na química de fosfato de ferro e lítio (LFP) e tem uma capacidade de armazenamento de 1,7 kWh. As principais funções do gerador de partida por correia são iniciar o motor e fornecer energia elétrica para a bateria. O novo gerador PTG permite a condução elétrica, auxilia o motor de combustão e ajuda a reduzir o consumo de combustível. Ao desacelerar, o PTG devolve até 25 kW de energia para a bateria (recuperação). A plataforma PPC permite a eletrificação gradual por meio da hibridização leve. Mais adiante, também serão introduzidos híbridos plug-in, com uma bateria de grande capacidade.
Três motores no lançamento ao mercado
Na Europa, o novo SUV Q5 será lançado no mercado com três variantes mecânicas, às quais serão adicionadas novas versões posteriormente. Todos os motores disponíveis no lançamento contarão com a tecnologia MHEV plus e uma transmissão S tronic de dupla embreagem com sete velocidades.
O motor de entrada é o 2.0 TFSI, que entrega uma potência de 150 kW (204 cv) e um torque máximo de 340 Nm, e está disponível em versões de tração dianteira ou tração quattro. O Audi Q5 também dispõe da versão EA288 evo do motor 2.0 TDI, que gera 150 kW (204 cv) e 400 Nm de torque, e está disponível exclusivamente com tração quattro. Como versão topo de gama, o Audi SQ5 utiliza o motor V6 TFSI de 3.0 litros, que produz uma potência máxima de 270 kW (367 cv) e um torque de 550 Nm.
Condução ágil e um elevado conforto de marcha
O novo Audi Q5 SUV oferece as características de condução típicas da marca, com um comportamento predominantemente neutro e um aumento notável no conforto graças à sua configuração otimizada de suspensão e direção.
De série, o SUV vem equipado com um sistema de suspensão com molas de aço e um ajuste voltado para o dinamismo; como alternativa, está disponível um sistema de suspensão esportivo (de série no Audi SQ5). A suspensão com molas de aço, combinada com o sistema de amortecimento passivo FSD (Frequency Selective Damping) e um eixo dianteiro mais ágil, proporciona ao Q5 uma condução ainda mais estável. A suspensão FSD reduz as forças de amortecimento, especialmente em frequências elevadas — por exemplo, em pavimentos irregulares — e mantém altas as forças de amortecimento em baixas frequências, como ao trocar de faixa ou ao fazer curvas.
A amortecimento com controle adaptativo está disponível em combinação com a suspensão pneumática opcional, que permite ajustar a configuração de acordo com as necessidades individuais através do Audi drive select. Em comparação com o modelo anterior, oferece uma diferenciação muito mais notável entre o modo voltado para o conforto e o programa mais esportivo. O novo Audi Q5 vem de série com a direção progressiva, que também foi otimizada.
A última geração de sistemas de assistência ao condutor
A Audi oferece uma ampla gama de sistemas de assistência à condução, cujas funções melhoram significativamente o dia a dia e a segurança nas estradas para todos os usuários. O assistente de estacionamento traseiro com indicador de distância, o controle de cruzeiro e limitador de velocidade, o aviso de saída de faixa, o assistente de eficiência e o assistente de atenção e sonolência fazem parte do equipamento de série do Q5 desde seu lançamento.
Opcionalmente, podem ser configurados pacotes de assistência adicionais com várias funções. Entre eles está o assistente de condução adaptativa plus, que utiliza informações cartográficas de alta resolução e dados da frota de outros veículos Audi calculados na nuvem para otimizar o reconhecimento das sinalizações de trânsito e auxiliar na aceleração, na manutenção da velocidade e da distância, bem como na orientação na faixa. O assistente de frenagem ativa (active front assist) combina quatro funções de assistência: assistente de frenagem de emergência dianteiro, assistente de desvio, assistente de curva e assistente de tráfego cruzado dianteiro. Outros sistemas de assistência disponíveis incluem o controle de cruzeiro baseado em sinalizações de trânsito, o park assist plus e o assistente de curva traseiro.
Tela e conceito de condução
A família Audi Q5 dispõe de um interior digital totalmente interconectado baseado na nova arquitetura eletrônica. Com o Audi MMI panoramic display e o MMI passenger display, o ‘Digital Stage’ é um elemento-chave do interior. A tela para o passageiro dianteiro possui um modo ativo de privacidade que evita que o motorista se distraia enquanto dirige, mostrando o conteúdo apenas ao acompanhante: o motorista vê apenas uma tela preta.
O assistente de voz com função de aprendizado, também conhecido como Audi assistant, pode ser usado para controlar várias funções. Este assistente digital com suporte de IA está integrado ao veículo e é representado pela primeira vez por meio de um avatar na tela sensível ao toque central do MMI e no head-up display. Um ícone na tela de instrumentos mostra o estado do Audi assistant.
Sistema de infotainment inteligente
O sistema de infotainment do Audi Q5 SUV utiliza o Android Automotive OS como sistema operacional. Os conteúdos são atualizados por meio de atualizações over-the-air, garantindo que os últimos serviços do Audi connect estejam sempre atualizados. Aplicativos como o YouTube estão disponíveis através da loja online de aplicativos de terceiros, integrada diretamente no MMI, não exigindo o uso de um smartphone.
O coração do sistema de áudio Bang & Olufsen Premium Sound System é um amplificador de alta eficiência que aciona 16 alto-falantes com 685 watts de potência e produz um som surround 3D incomparável. A tecnologia ‘Symphoria’, desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer, contribui para isso ao adicionar dimensões essenciais para uma imagem sonora natural: largura, profundidade e altura. Isso cria uma sensação de amplitude dentro do carro. Em comparação com o sistema de som padrão da Audi, o Bang & Olufsen Premium Sound System funciona com o sistema de compensação de ruído do veículo (VNC). Os clientes também têm a opção de ampliar sua experiência sonora a qualquer momento com funções que podem ser adicionadas por meio de functions on demand.
Configurável individualmente: o head-up display
O Audi Q5 está disponível opcionalmente com um head-up display (HUD) configurável. O HUD pode exibir uma ampla gama de informações de forma clara e concisa, como a velocidade, os sistemas de assistência, as instruções de navegação ou os dados multimídia.
No novo Audi Q5, os motoristas têm a opção de controlar as funções do veículo e do infotainment através do HUD. Como novidade, os controles também permitem a navegação por listas com seleção direta através dos botões do volante. Isso facilita ainda mais a seleção de destinos recentes sem desviar o olhar da estrada. As chamadas recebidas também podem ser exibidas no head-up display e atendidas por meio do botão no volante. Além disso, os menus correspondentes do HUD mostram as últimas chamadas realizadas, facilitando a seleção de chamadas frequentes. As funções multimídia também são controladas através do HUD: os motoristas podem selecionar sua estação de rádio favorita ou podcast, por exemplo, usando o controle de lista.
Produção sustentável no México
A nova família do Audi Q5 será produzida na fábrica da Audi em San José Chiapa, no México. À medida que a eletrificação da gama de modelos baseados na plataforma PPC avançar, as variantes híbridas plug-in também serão produzidas lá posteriormente. Como parte da estratégia de produção ‘360factory’, a Audi está focando fortemente na sustentabilidade. A planta de San José Chiapa é caracterizada por uma produção que respeita os recursos e é um modelo a ser seguido no uso sustentável da água. A Audi México também está se aproximando de uma produção neutra em emissões de CO2.
A planta é a primeira fábrica de automóveis do mundo certificada pela Alliance for Water Stewardship (AWS) por sua gestão eficiente da água. Essa certificação é resultado de várias medidas para o uso sustentável da água, incluindo um sistema de osmose reversa e a coleta de água da chuva em uma lagoa específica. No total, a planta economiza 150.000 metros cúbicos de água por ano, o equivalente a 60 piscinas olímpicas.
Graças a uma gestão eficaz, a taxa de reciclagem dos resíduos gerados na planta é superior a 90%. Além de reciclar materiais como os recortes metálicos do setor de prensagem, a planta também se concentra em evitar sistematicamente os resíduos plásticos ao embalar os componentes. Os especialistas desenvolveram alternativas para as embalagens plásticas comuns, a fim de minimizar o uso de materiais descartáveis.
Lançamento no mercado
Os novos Audi Q5 SUV e Audi SQ5 SUV poderão ser encomendados na Alemanha e em muitos outros países europeus em setembro, e a chegada ao mercado está prevista para o primeiro trimestre de 2025.