NOVO CARRO URBANO ELÉTRICO DA SKODA TERÁ UM DESIGN DIFERENCIADO

A entrada em cena do novo Skoda Enyaq Coupe iV não é mais que a ponta de lança da ofensiva elétrica na qual a marca checa vem trabalhando. A Skoda elevará sua aposta na mobilidade sustentável com o lançamento de um modelo que é destinado a desempenhar um papel de destaque. O novo carro urbano elétrico da Skoda será uma realidade no curto prazo. Um modelo que deve ocupar o espaço do desaparecido Citigo.
Este modelo, que previsivelmente será batizado como Skoda Elroq iV, estará estreitamente relacionado com outros elétricos do Grupo Volkswagen que estão em desenvolvimento atualmente. São veículos sustentados pela plataforma MEB Entry. A arquitetura dedicada a utilitários elétricos. No entanto, e apesar dessa relação técnica, o modelo da Skoda buscará distanciar-se.
Thomas Schäfer, CEO da Skoda, realizou comentários muito interessantes a respeito deste novo modelo totalmente elétrico em relação aos futuros Volkswagen ID.2 e CUPRA UrbanRebel: “Nossos colegas da SEAT, CUPRA e Volkswagen estão avançando um pouco mais nesse lado. Dentro do Grupo, estamos equilibrando isso um pouco. Em breve faremos um anúncio sobre ele, mas podem estar certos de que se diferenciará de nossas marcas irmãs e será um belo conceito que realmente se adapta à Skoda”.
Volkswagen e CUPRA apresentaram conceitos radicalmente opostos que adiantam seus futuros modelos elétricos de acesso. Por um lado, temos o Volkswagen ID. Life Concept, que assenta as bases de um crossover urbano. E por outro, se situa o CUPRA UrbanRebel Concept, um subcompacto reconvertido em veículo de corridas. A versão de produção de ambos os modelos será uma realidade no ano de 2025.
A Skoda está um passo atrás das outras duas marcas, já que ainda não apresentou o modelo conceitual que adiantará o veículo de produção que acabará chegando aos concessionários europeus. Por isso, não está descartado que seu modelo esteja disponível apenas depois das alternativas da Volkswagen e da CUPRA.
Em termos de preços, a Skoda esteve historicamente abaixo de suas marcas irmãs do Grupo Volkswagen. Considerando que o ID.2 terá um preço de partida de aproximadamente 20.000 euros, há muito interesses em saber se o modelo da Skoda será capaz de romper essa cifra.
O preço será um fator determinante. Agora, embora o habitat natural do novo elétrico da Skoda seja a cidade, é importante oferecer um nível de desempenho aceitável. O objetivo estabelecido pela empresa hoje em dia é conseguir cerca de 300 quilômetros de autonomia. Isso, combinado com tempos de carga baixos, dará vida a um veículo ideal para a mobilidade urbana.