NOVO DODGE CHALLENGER SRT DEMON 170 2023 CHEGA COM 1.025 CV
Após um atraso em seu desenvolvimento e uma longa campanha de teasers, o Dodge Challenger SRT Demon 170 acaba de ser apresentado e conta com especificações assombrosas. Quando funciona com combustível E85, de alta octanagem, o motor V8 de 6.2 litros sobrealimentado desenvolve 1.025 cv a 6.500 rpm e 1.280 Nm de torque a 4.200 rpm. Com gasolina E10, as cifras diminuem, oferecendo 900 cv e 1.098 Nm.
Com seus 1.025 cv, o Demon 170 pode acelerar de 0 a 96 km/h (60 mph) em apenas 1.66 segundos e completar o quarto de milha (402 metros) em 8.91 segundos a 243.28 km/h, um registro certificado pela NHRA (Associação Nacional de Hot Rod). De acordo com o CEO da Dodge, Tim Kuniskis, para alcançar estas cifras provavelmente será preciso estar em uma pista de aceleração preparada para tal finalidade.
Este não é apenas um Demon modificado. Para conseguir estes impressionantes números de desempenho, a Dodge teve que substituir algumas peças importantes, como uma grande parte do motor e a transmissão do carro. O eixo comando de válvulas foi o único componente importante que se manteve do motor original.
A cilindrada do compressor cresce até os 3.0 litros, se comparado aos 2.7 do Demon, e as válvulas do motor medem 105 milímetros, em vez de 92 mm do modelo anterior. A sobrealimentação é agora de 21.3 psi, em comparação aos 15.3 psi do Challenger SRT Hellcat Redeye Widebody.
O Demon 170 dispõe de um sistema de gestão inteligente do motor que detecta a porcentagem de etanol na gasolina. O sistema ajusta a alimentação e a sincronização da faísca para otimizar o desempenho do motor. Inclusive há uma tela no painel de instrumentos que mostra a proporção de etanol. Os 1.025 cv estão disponíveis quando a cifra supera 65%.
A transmissão continua sendo uma automática de 8 velocidades, e o Demon 170 incorpora a TransBrake 2.0 melhorada, que permite ao condutor pisar fundo no acelerador e em seguida puxar um paddle shift para lançar o carro.
A partir da opção Dodge Direct Connection, a marca permitirá aos clientes interessados nas corridas de ‘drag’ solicitar peças como uma barra para o cinto, um painel de fibra de carbono que substitui o banco traseiro e inclusive um paraquedas traseiro.
Os pneus medem 315/50 R17 e levam a marca Mickey Thompson ET Street R na parte traseira. Na frente, os pneus são mais estreitos, com dimensões de 245/55 R18. No entanto, não funcionam perfeitamente se faz frio ou se o clima está úmido, de modo que a Dodge oferece um pacote opcional de rodas para os momentos em que estes pneus não sejam os apropriados.
Os compradores podem reduzir consideravelmente o peso adquirindo outro jogo opcional de rodas que combinam alumínio forjado e fibra de carbono. Com elas, o Demon 170 economiza 6.5 kg na frente e 4.5 kg atrás em relação a um Challenger Redeye Widebody.
A suspensão conta com amortecedores Bilstein adaptativos que podem elevar a parte traseira em um centímetro. O modo ‘Drag’ ajusta a configuração para que a parte dianteira seja mais firme e a traseira mais suave. Em comparação com o Challenger Hellcat Redeye Widebody, o 170 usa molas mais macias e barras estabilizadoras que melhoram a transferência de peso durante o início da aceleração.
O design da parte dianteira procede em grande parte do Demon anterior, mas o 170 não tem para-lamas alargados, uma alteração que economiza 7 quilos. O emblema tambie´n é novo, mostrando uma tatuagem do ‘170’ no pescoço e olhos amarelos, em alusão ao combustível E85.
O superesportivo está disponível em 14 cores exteriores, incluindo as pinturas azul B5, roxo Plum Crazy e verde Sublime. Todas elas estão disponíveis com preto acetinado que poderá ser incluído unicamente no capô, teto e porta-malas.
No interior, os compradores podem adquirir o Demon 170 apenas com os bancos dianteiros, estofados em tecido, e sem o banco traseiro. Para limitar o peso, é possível especificar um carro sem tapete no porta-malas, sem isolamento acústico e sem equipamento de som.
Para quem quiser um pouco de luxo em seu ‘muscle car’, pode escolher a opção de estofamento em Alcantara preto e couro Laguna. Essa configuração também conta com aquecimento e ventilação nos bancos, volante aquecido, e um equipamento de som com 18 alto-falantes. O teto solar é opcional.
O Demon 170 é vendido por menos de 100.000 dólares antes dos impostos. A Dodge prevê fabricar 3.300 unidades: 3.000 para os Estados Unidos e 300 para o Canadá. Entretanto, o número final dependerá da capacidade de produção, porque a empresa fabricará os carros a partir de julho até o dia 31 de dezembro de 2023.
A Dodge começará a aceitar pedidos a partir de 27 de março de 2023. A empresa dará prioridade aos pedidos dos concessionários que vendem os veículos ao preço recomendado de venda no varejo, em um esforço para impedir os sobrepreços. Os compradores interessados já podem consultar as disponibilidades dos concessionários no site DodgeGarage.com.
Os proprietários de um Challenger SRT Demon 2018 original poderão solicitar um número de chassi Demon 170 que coincida com o modelo anterior. Por exemplo, se alguém tem o Demon número 47, essa pessoa pode obter o Demon 170 número 47.
Os compradores recebem um pacote que inclui um decantador de whisky onde se vê um demônio. Aparece também o nome do proprietário e o número do chassi do veículo gravados em uma pasta. Este pack também inclui porta-copos e copos de vidro.