NOVO DS 4: O COMPACTO FRANCÊS COM MAIS ESTILO PREPARA O SEU REGRESSO

Já faz alguns meses que Linda Jackson, CEO da Citroën, confirmava o regresso de uma nova geração do C4 neste ano de 2020, que inclusive chegará com uma versão elétrica. Um modelo que pudemos vê-lo rodando pela Escandinávia há apenas algumas semanas, revelando uma surpreendente carroceria a meio caminho entre um C4 corrente e um C4 Cactus que acabará substituindo.
Embora a transformação da DS em uma marca independente poderia fazer-nos pensar que seu primo Premium, o DS 4, não teria porque chegar com uma equivalente nova geração, estas imagens confirmam que efetivamente ela também está a caminho, mas suas semelhanças, pelo menos à primeira vista, com o modelo da Citroën são bem mais escassas.
O primeiro DS 4, ainda com os dois chevrons no capô, chegou em 2010, mas sua produção chegou ao fim em 2018 devido à queda da demanda. Agora, finalmente parece que o compacto francês mais Premium regressará a uma linha atualmente protagonizada por SUVs como o DS 3 Crossback e o DS 7 Crossback.
Um modelo que contará com um perfil muito similar ao dos últimos compactos que chegaram ao mercado, como o SEAT León, o Mazda3 e o Ford Focus, com um capô longo e mais horizontal que na primeira geração e uma esportiva traseira com um vidro de caída também bastante horizontal acompanhado de um spoiler. Isto unido às suas chamativas rodas descobertas que mostram que será um carro com aparência mais esportiva.
Além disso, pouco se pode apreciar do seu futuro design, pois conta ainda com uma grande quantidade de camuflagem, inclusive na zona dos vidros, mas podemos apreciar parcialmente o aspecto dos faróis e das lanternas traseiras que terão um estilo muito similar a outros modelos da família DS, especialmente o DS 7 Crossback.
Debaixo de sua carroceria se encontrará a mesma plataforma CMP que equipará o novo Citroën C4, mas neste caso mais próxima ao solo. Esta arquitetura, assim como em seu parente, permitirá contar com uma completa linha mecânica, que incluirá motores a gasolina, diesel, híbridos e 100% elétricos, mas é provável que estas duas últimas alternativas cheguem um pouco depois do seu lançamento inicial.
Junto a isso, e seguindo a tendência de seus irmãos, contará com um luxuoso e cuidado interior com um design marca da casa, onde não faltará o que se tem de melhor em tecnologia dentro do grupo PSA, incluindo sistemas de assistências, chegando inclusive a uma condução autônoma de níveis 2 e 3.
Tendo em conta que a chegada do novo Citroën C4 está prevista para o segundo semestre de 2020, não seria surpresa que esta nova geração do DS 4 chegue um pouco depois, seguramente já iniciado o ano de 2021.