NOVO MAZDA MX-5 NE, PREVISTO PARA 2024, UTILIZARÁ O MOTOR SKYACTIV-X

A Mazda colocou todo o vapor para realizar uma ambiciosa ofensiva de produto em um curto espaço de tempo. São novidades que estarão adaptadas aos novos tempos que correm, onde a mobilidade sustentável, e mais concretamente a eletrificação, ganha popularidade a um ritmo acelerado. O fabricante japonês não é alheio a esta questão e prova disso é o roteiro que está seguindo.
O Mazda MX-30, o primeiro carro elétrico de produção em série da Mazda, aterrissou nos concessionários no convulsionado ano de 2020 e marcado pela crise sanitária. No entanto, um ano antes, foi produzido um fato mais relevante para o futuro imediato da empresa japonesa. Foi introduzido seu novo motor Skyactiv-X, uma tecnologia que foi apresentada para revolucionar os motores térmicos.
Enquanto acontece realmente a massificação do carro elétrico, a Mazda seguirá apostando nos motores a gasolina graças à sua tecnologia Skyactiv-X. Os modelos equipados com estes motores destacam-se por oferecer níveis de consumo e de emissões mais contidos. Há modelos que ainda não estão em condições de apostar na eletrificação em seu mais alto nível ou nas mecânicas híbridas plug-in. O Mazda MX-5 é um deles, e é aí onde entra em jogo o motor Skyactiv-X.
Haverá uma nova geração do Mazda MX-5 e novas informações divulgadas no Reino Unido colocam o ponto de mira no motor Skyactiv-X com hibridação leve. Uma parte importante dos modelos da Mazda comercializados já contam com esse motor em sua linha. Considerando a filosofia e as raízes do MX-5, há muitas chances de que ele se converta no eixo central de sua oferta mecânica.
A quinta geração do MX-5, que será conhecida com as siglas NE, será uma realidade. Utilizará o motor Skyactiv-X, que permitirá melhorar o desempenho sem que as emissões disparem. É que, como destaca a própria marca, o motor 2.0 Skyactiv-X de 4 cilindros produz 30% a mais de torque máximo que o bloco Skyactiv-G. A aceleração de 0 a 100 km/h estará abaixo dos 6 segundos.
O nível de potência não será aumentado de maneira significativa, mas a melhora do torque máximo somado a um peso contido, permitirá ao novo Mazda MX-5 NE contar com um excelente comportamento dinâmico. Levando em consideração que o uso desta tecnologia requer que o processo de projeto e desenvolvimento se oriente a ela, existem dúvidas e incógnitas sobre a continuidade dos motores Skyactiv-G. No entanto, e com base nestes informes, a transmissão manual seguirá estando disponível.
A eletrificação, embora tenha um papel secundário, estará presente. É que, como destacamos previamente, através do motor Skyactiv-X será introduzida a tecnologia híbrida leve (MHEV) da Mazda. Portanto, estaremos diante do primeiro MX-5 eletrificado.
Ikuo Maeda, Chefe de Projeto da Mazda, comentou o dilema que a empresa enfrenta com relação ao desenvolvimento do novo MX-5: “Queremos buscar o melhor sistema de propulsão para manter o carro leve, mas devido à diversidade de requisitos e preferências, devemos explorar várias opções. O próximo MX-5 deverá ser um automóvel que a gente possa ter sem preocupar-se de que não seja ecológico”.
Estas declarações de Maeda colocam no ponto de mira a hibridação leve, já que permite reduzir as emissões sem que sejam comprometidos outros fatores igualmente relevantes, como o peso do veículo. Com base nos longos ciclos de vida comercial que tiveram as gerações anteriores do MX-5, podemos esperar que o novo modelo inicie a comercialização em algum momento do ano de 2024.