NOVO MINI ELÉTRICO TERÁ UMA AUTONOMIA SUPERIOR AOS 300 KM

No próximo ano, com motivo do 60º aniversário da MINI, o histórico e icônico fabricante britânico de automóveis apresentará um dos modelos mais relevantes para o seu futuro mais imediato. Trata-se do novo MINI Elétrico. O primeiro carro totalmente elétrico de produção em série da MINI marcará o rumo que seguirá a empresa em uma questão fundamental para o setor automobilístico, a mobilidade sustentável e elétrica.
Durante esses últimos meses seguimos bem de perto o desenvolvimento do novo MINI Elétrico e prova disso é a grande quantidade de fotos de protótipos publicadas. O projeto se encontra muito avançado, e em questão de alguns meses será apresentado ao público, antecipado através do MINI Electric Concept, um concept car que adiantava a linha estética que seguirá o modelo de produção.
O novo MINI Elétrico significa a materialização de um desejo que a marca refletiu com o MINI E, um projeto de 2007 relacionado com a mobilidade elétrica que consistiu na fabricação de 600 unidades de um MINI elétrico. Com seu lançamento, a família de veículos eletrificados da marca britânica dará as boas-vindas ao seu segundo integrante. Lembrando que atualmente é comercializado o MINI Countryman PHEV.
A apresentação do novo MINI Elétrico acontecerá no próximo ano, mas as primeiras unidades chegarão aos concessionários antes do primeiro semestre de 2020. Se posicionará como uma alternativa Premium mais exclusiva a outros carros elétricos como o Renault Zoe e o Nissan LEAF. Também não podemos ignorar que o Grupo BMW conta em sua carteira de veículos com o BMW i3.
Tomando como ponto de partida o MINI Hatch, o novo MINI Elétrico contará com uma carroceria hacthback de três portas. Embora a MINI não tenha fechado as portas para o lançamento de um MINI 5 portas elétrico no futuro, por enquanto é somente uma ideia. Apesar de que suas formas e base serão rapidamente associados ao resto da linha MINI, a verdade é que com o objetivo de dar uma ênfase especial de que se trata de um carro elétrico de bateria, a marca acrescentará diferentes detalhes exclusivos.
Graças às numerosas fotos de protótipos tomadas durante estes meses, os adiantamentos oferecidos pela própria marca e a informação que surgiu agora, foram elaboradas as recreações do MINI Elétrico que aparece nas imagens. Equipará rodas um tanto pitorescas, mas com desenho aerodinâmico. As ópticas dianteiras e traseiras serão de tecnologia LED. A grade também será específica.
Oliver Heilmer, Chefe de Design da MINI, declarou a uma mídia especializada que é importante destacar que se trata do primeiro carro elétrico de produção em série da marca: “Para a produção do MINI Elétrico tomamos alguns dos detalhes do concept car, como as rodas e a grade. Isso é importante, já que o MINI Elétrico deve ressaltar suas credenciais. Estamos em uma fase de transição de carros com motor de combustão para os elétricos. Durante esse tempo devemos mostrar a diferença entre esses dois tipos de automóveis”.
Debaixo da carroceria do MINI Elétrico haverá uma bateria de íons de lítio com uma capacidade de 42 kWh, o que lhe permitirá homologar uma autonomia de 320 quilômetros segundo o novo ciclo de homologação WLTP. Será propulsionado por um motor elétrico situado debaixo do capô. Oferecerá um desempenho para um uso na cidade e na estrada.
Por último, o alto cargo da MINI deixou as portas abertas ao desenvolvimento de modelos John Cooper Works totalmente elétricos. O sistema de propulsão elétrica que será utilizado pelo MINI Elétrico será fabricado na Alemanha, enquanto que a montagem será realizada em Oxford (Reino Unido). O modelo também será fabricado na China.