NOVO MOTOR HARLEY-DAVIDSON MILWAUKEE-EIGHT APRIMORA EXPERIÊNCIA DE PILOTAGEM DAS MOTOCICLETAS TOURING
O novo Milwaukee-Eight é o 9º motor Big Twin produzido pela Harley-Davidson, e proporciona mais potência para as motocicletas Touring, melhor experiência de pilotagem e mais conforto para o piloto e também para o passageiro, além de manter seu visual icônico, som e sensação dos seus antecessores. Com novo design, o Milwaukee-Eight tem esse nome para homenagear a cidade-sede da Harley-Davidson e por conta de suas quatro válvulas por cilindro, além de também ter oito melhorias significativas, uma resposta mais rápida de aceleração, proporcionando mais agilidade na ultrapassagem e uma condução mais suave da motocicleta.
“A pesquisa realizada com os nossos clientes de diferentes regiões do mundo orientou o desenvolvimento do Milwaukee-Eight”, afirma Scott Miller, vice-presidente de Design e Estratégia de Desenvolvimento de Produto da Harley-Davidson. “Muitos pilotos solicitaram que criássemos um novo motor projetado para melhorar a experiência de pilotagem das motocicletas Touring. Uma das exigências foi que o projeto se mantivesse fiel à herança da H-D e respeitasse os elementos que definem um motor V-Twin da marca. Foi um grande desafio, mas com o Milwaukee-Eight conseguimos trazer maior desempenho e inovação para as nossas motocicletas”, explica o executivo.
Os novos motores integram todos os modelos de motocicletas Touring e serão oferecidos em duas versões diferentes e com três variações:
- Milwaukee-Eight 107 (107 polegadas cúbicas de deslocamento, 1750 cc): No Brasil, presente nos modelos Street Glide Special e Road King Classic.
- Twin-Cooled Milwaukee-Eight 107 (107 polegadas cúbicas de deslocamento, 1750 cc): No Brasil, presente na Ultra Limited.
- Twin-Cooled Milwaukee-Eight 114 (114 polegadas cúbicas de deslocamento, 1870 cc): No Brasil, presente nos modelos CVO Limited e CVO Street Glide.
Mais Força
Cada motor Milwaukee-Eight produz até 10% mais torque que o motor anteriormente utilizado nos modelos Touring. Além do aumento de deslocamento, apresenta cabeçotes de quatro válvulas que oferecem 50% mais fluxo de admissão e escapamento.
O trem de válvulas não necessita de ajustes, o design dos balanceiros permitem que a folga de válvulas não necessite de ajuste após a montagem do motor na fábrica. Duas velas de ignição por cilindro contribuem para uma combustão mais eficiente. Um único comando de válvulas movido por corrente é mais leve, mecanicamente menos complexo e gera menos atrito e ruído.
“O Milwaukee-Eight mantém o design clássico do motor V-Twin de 45 graus”, enfatiza Alex Bozmoski, chefe de Engenharia Mecânica da Harley-Davidson. “Ele também mantém o poder característico dos motores Harley-Davidson Big Twin: alto torque em baixas rotações, com curva de torque plana na faixa de rotação intermediária, ideal para pilotagem de motocicletas Touring”.
Aceleração mais rápida
O motor Milwaukee-Eight tem o mesmo peso dos motores anteriores, por isso, toda a sua potência extra contribui diretamente para proporcionar melhor desempenho de aceleração.
- O novo Milwaukee-Eight 107 é 11% mais rápido de 0-100 km/h e de 100-120 km/h, comparado com o High Output Twin Cam 103B.
- O novo Milwaukee-Eight 114 é 8% mais rápido de 0-100 km/h e 12% mais rápido de 100 a 130 km/h, comparado aos motores Twin Cam 110.
Gestão de calor
O novo motor oferece mais conforto térmico tanto para o piloto quanto para o passageiro, devido às características do novo sistema de escapamento e do projeto do próprio Milwaukee-Eight. Cada motor apresenta uma estratégia de arrefecimento precisa com base nas demandas específicas do modelo da motocicleta, usando um fluxo direcionado de óleo ou líquido refrigerante em torno das áreas mais quentes dos cabeçotes dos cilindros.
Posicionamento aprimorado
A nova tampa de transmissão primária e o filtro de ar com design mais estreito permitem mais espaço para as pernas do piloto, facilitando que o mesmo alcance o solo facilmente. Todos os novos motores Milwaukee-Eight são montados com sistema de embreagem deslizante com acionamento hidráulico, reduzindo em 7% o esforço do manete.
Vibração reduzida
Os motores Milwaukee-Eight são montados sobre coxins de borracha aliados a um sistema de contrabalanceamento interno, o que reduz em 75% as vibrações em marcha lenta, proporcionando uma sensação mais completa de pilotagem e oferecendo uma experiência mais confortável para o piloto e passageiro, mesmo mantendo as características clássicas do motor H-D V-Twin.
Ronco do motor mais puro
Válvulas mais leves com comando único, desenho otimizado das tampas do cabeçote e melhoria no acionamento dos componentes internos, eliminam ruídos mecânicos do motor. O sistema de admissão de ar foi desenhado para reduzir o ruído de aspiração enquanto mantém o máximo fluxo de ar. Como resultado, o novo motor Milwaukee-Eight é mecanicamente mais silencioso, permitindo um tom mais puro do motor, e atendendo a todas as normas internacionais de ruído e emissão de poluentes, enquanto o emite o clássico e emblemático som do motor Harley-Davidson.
Marcha lenta reduzida
Novos sensores de detonação para cada cilindro permitem um controle de ignição mais preciso. O tubo de escapamento do cilindro traseiro foi reposicionado e o catalisador montado em posição para que o calor não vá em direção ao passageiro. A marcha lenta foi reduzida de 1.000 rpm para 850 rpm.
Sistema de carga aprimorado
O sistema de carregamento do motor Milwaukee-Eight entrega 50% mais carga para a bateria em marcha lenta, para suprir as demandas de componentes elétricos como acessórios de iluminação, sistema de som de alta definição, roupas Riding Gear aquecidas e outros itens.
O motor Milwaukee-Eight reúne brilho e estilo moderno que mantém a herança icônica dos motores Harley-Davidson Big Twin.
“O motor Milwaukee-Eight foi desenvolvido para gerar força. Pela primeira vez desde o motor Knucklehead (criado entre 1936 e 1947), as tampas do cabeçote refletem a ação que ocorre internamente. É brutal! Quando você senta na motocicleta e olha para baixo, consegue visualizar melhor o motor”, explica Brad Richards, diretor de Design da Harley-Davidson.