NOVO PORSCHE MACAN ELÉTRICO USARÁ A PLATAFORMA DO TAYCAN

A próxima geração do Porsche Macan significará uma autêntica revolução para o popular SUV de luxo. O modelo da Porsche se adaptará aos novos tempos que correm, apostando de maneira irrenunciável pela mobilidade elétrica. A eletrificação continua ganhando protagonismo dentro da linha da marca de Zuffenhausen. Seu lançamento está previsto para a próxima década.
Julian Baumann, diretor da linha SUV da Porsche, fez interessantes declarações sobre o futuro do Macan, comentários que foram realizados no recente Salão de Frankfurt 2019. Baumann confirmou que o novo Macan elétrico conviverá durante um tempo com o modelo com motor de combustão interna.
O Porsche Macan elétrico chegará ao mercado em 2021, de modo que conviverá por um tempo com o Macan atual que pode ser encontrado nos concessionários. Uma vez o modelo elétrico concentrando o grosso das vendas, o Macan com motor a gasolina sairá pela porta dos fundos. Segundo Baumann, há clientes que não estão prontos para a mobilidade elétrica: “Alguns clientes não estão prontos para os carros elétricos. Então haverá dois veículos diferentes”.
Embora o projeto se encontre em um estado inicial, pouco a pouco vamos conhecendo novos detalhes sobre o Porsche Macan elétrico. Apresentará um estilo de carroceria completamente diferente do Macan atual. Com isso, se pretende refletir seu estado como modelo reinventado para a marca.
Utilizará uma evolução da plataforma utilizada pelo novo Porsche Taycan. Será baseado na nova arquitetura PPE, desenvolvida a partir da plataforma J1. Lutz Meschkle, VP da Porsche, assegura que a nova plataforma desenvolvida junto com a Audi permitirá economizar cerca de 30% dos custos de desenvolvimento. Baumann assegurou que há poucas diferenças entre desenvolver o Taycan e o Macan elétrico: “Não há diferenças reais em desenvolver o Taycan e o Macan. O Macan não é tão aerodinâmico e estamos trabalhando duro nisso. É a equipe do Taycan que está trabalhando nisso. Com o Taycan, não renunciamos a nada para obter o rendimento aerodinâmico e estou seguro de que será o mesmo para o Macan”.
Em relação ao seu design, haverá importantes mudanças e, apesar disso, será rapidamente reconhecível: “O design do Macan elétrico é o passo seguinte, mas será imediatamente reconhecido. Não tem uma estrutura corporal comum. Manterá o DNA do modelo anterior. É o nosso maior vendedor. Manteremos o espírito. É o modelo mais esportivo do segmento”.
O Porsche Macan elétrico contará com uma configuração de tração total e utilizará um motor em cada eixo. A versão mais potente entregará por volta de 700 cv e a partir do momento de seu lançamento estará disponível em uma configuração de alto desempenho. Assim como ocorre com o Taycan, em sua linha poderemos encontrar as versões Turbo e Turbo S.