NOVO SALEEN S1 COM 456 CV SERÁ APRESENTADO NO SALÃO DE LOS ANGELES

O novo Saleen S1 será a principal novidade do preparador americano no Salão de Los Angeles 2017. Este pequeno esportivo, baseado em um projeto bem conhecido para os aficionados dos superesportivos, será o novo esportivo da marca, sucedendo de certa forma o desaparecido Saleen S7. Um modelo maior que o novo S1.
O preparador não contava com um modelo próprio desde 2009, apesar de oferecer um dos catálogos mais amplos de seu gênero, onde encontramos versões do Ford Mustang, do Chevrolet Camaro e do Dodge Challenger, e inclusive uma preparação sobre o Tesla Model S. Desde que saiu a última unidade do Saleen S7 não havíamos visto um modelo que mostrasse somente o emblema com o sobrenome de Steve Saleen.
O novo Saleen S1 estreará no mercado americano em Los Angeles, mas a verdade é que teve sua estreia oficial na China há alguns dias, onde precisamente será fabricado, para em seguida ser exportado aos Estados Unidos. A empresa responsável por sua produção será a Jiangsu Saleen Automotive Technology Co. Esta joint-venture tem como propósito fabricar outros modelos, não só esportivos, embora por enquanto tenha revelado somente o S1.
Muitos já podem ter percebido a semelhança do novo Saleen S1 com o Artega GT, e esse fato não é casual, já que a Saleen comprou os direitos de sua plataforma para desenvolver o seu novo esportivo.
Este é um exemplo típico da globalização. O Saleen S1 é baseado em um desenvolvimento alemão (Artega GT) que por sua vez era baseado na plataforma de um modelo britânico (Lotus Evora) e será fabricado na China, mas comercializado por uma marca americana. Embora parte da mecânica seja americana, como o motor e a transmissão.
O Saleen S1 contará com o motor Ford EcoBoost de 2.3 litros de 4 cilindros sobrealimentado, que pode ser encontrado nos Ford Focus RS e Mustang EcoBoost, mas debaixo do capô do novo esportivo produzirá 456 cv e 576 Nm de torque máximo. Sua aceleração não foi anunciada, mas sua velocidade máxima será por volta de 290 km/h.
O Saleen S1 também contará com uma versão elétrica, da qual por enquanto não foram divulgadas as especificações, mas a verdade é que o projeto Artega já conta com essa versão, o Artega Scalo Superelettra, desenvolvido conjuntamente com os italianos da Carrozzeria Touring.