NOVO VOLKSWAGEN GOLF 8 SERÁ REVELADO EM 2019 E ASSIM PODERÁ SER O SEU DESIGN
No próximo ano estreará a oitava geração do Volkswagen Golf. A renovação do icônico compacto alemão será um dos lançamentos mais importantes que a Volkswagen fará em 2019. Faltando alguns meses para que ele surja em cena, é o momento de coletar toda a informação conhecida sobre a mudança de geração do Golf e oferecer uma visão prévia do seu design.
Uma das mudanças mais importantes que se produzirá com a chegada do novo Volkswagen Golf 8 é uma redução daquilo que conhecemos como ‘família Golf’. O número de versões de carroceria disponíveis hoje será reduzido pelo motivo da demanda atual do mercado e o rumo que se espera que a indústria tome nos próximos anos. Lembrando que nos últimos tempos o Volkswagen Golf foi perdendo versões. Uma das despedidas mais recentes foi a do modelo conversível.
Com a entrada em cena do novo Volkswagen Golf a versão de carroceria hatch de três portas desaparecerá da oferta. A carroceria familiar, denominada Golf Variant, também está por um fio e se prevê sua saída pela porta do fundo. Tecnologicamente e a nível mecânico a evolução que o Golf sofrerá com a nova geração será muito mais importante que as novidades estéticas.
As recreações que aparecem nas imagens foram elaboradas tomando como base as informações atuais e a linguagem de design que está sendo utilizada pela Volkswagen em seus novos modelos. O resultado é evidente, o Volkswagen Golf 8 mostrará novos traços que lhe permitirão mostrar-se mais moderno e elegante, mas a partir de todos os ângulos ficará patente o seu legado. Estaremos diante de um desenho continuísta no lugar de rupturista. Será um design 100% Volkswagen. Sem estridências e com base nos cânones atuais do fabricante de Wolfsburg.
A parte frontal concentrará grande parte das mudanças. O objetivo é melhorar as notas de segurança em relação à proteção para pedestres no caso de acidente e otimizar ainda mais seu rendimento aerodinâmico. Mostrará também novos faróis com uma assinatura luminosa muito marcada. As linhas horizontais serão as grandes protagonistas na parte dianteira do novo Golf.
Em relação à traseira, as novas lanternas em forma de ‘L’ na posição horizontal realçarão a largura do carro. Haverá também frisos que estarão nas saídas de escape. O emblema da Volkswagen e o nome do modelo serão realocados na parte posterior.
Quanto ao interior do novo Volkswagen Golf também haverá mudanças muito importantes. Seguindo a tendência do mercado, a nova geração dará um salto a nível tecnológico adotando todo tipo de sistemas. Contará com duas telas digitais, uma delas fará as vezes do quadro de instrumentos digital, enquanto a outra será utilizada para o sistema de infotainment de última geração, ao estilo do sistema MBUX da Mercedes-Benz. Os controles da climatização também serão tácteis. Os materiais e guarnições serão melhorados para distanciar-se de outros rivais como o Peugeot 308 e o Ford Focus. O objetivo é aproximar-se mais das marcas Premium que das generalistas.
Passando para a parte mecânica, como já havíamos assinalado em outras ocasiões, a mudança de geração do Golf significará a despedida do Volkswagen e-Golf. A popular versão 100% elétrica deixará de ser comercializada, já que seu lugar será ocupado pelo Volkwagen I.D. Neo, o primeiro membro da nova família de carros elétricos da Volkswagen e cuja chegada aos concessionários está prevista para 2020.
Para os condutores que continuam apostando nas mecânicas convencionais, cabe assinalar que o novo Volkswagen Golf contará com motores diesel 1.5 TDI e 2.0 TDI, assim como motores a gasolina 1.0 TSI e 1.5 TSI. A hibridação leve, a mecânica ‘mild hybrid’ com rede de 48 volts, também estará presente com o objetivo de reduzir os níveis de consumo e as emissões de CO2. E como não poderia ser de outra maneira, a Volkswagen ratificará sua aposta no Gás Natural Comprimido (GNC), oferecendo um motor adaptado ao uso desse combustível alternativo.