NOVO VOLKSWAGEN GOLF VIII UTILIZARÁ TECNOLOGIA ‘MILD HYBRID’ DE 48 VOLTS

O desenvolvimento do novo Volkswagen Golf se encontra na reta final, uma vez que a oitava geração do icônico modelo da Volkswagen já está dando a volta na esquina. As imagens dos protótipos que surgiram nos últimos dias ajudaram a aumentar ainda mais o interesse que está gerando esta mudança de geração. Estamos diante de um dos modelos mais relevantes do mercado.
O novo Golf VIII chegará carregado de importantes novidades. O modelo será revisado de cima a baixo, especialmente em termos tecnológicos e mecânica. Em pouco tempo conheceremos o Volkswagen Golf mais avançado a nível tecnológico da história. Um dos trunfos da Volkswagen para continuar lidando em um dos segmentos mais competitivos do mercado e com a eletrificação.
A nova geração do Volkswagen Golf será eletrificada com um sistema de 48 volts. A tecnologia semi-híbrida (MHEV) abre caminho na oferta da Volkswagen e o novo Golf não será alheio a isso. O Grupo Volkswagen está apostando muito forte nesta solução, já que permite reduzir de maneira significativa os níveis de consumo de combustível e emissões de CO2 sem ter que destinar grandes recursos econômicos.
A Volkswagen revelou os detalhes da tecnologia semi-híbrida de 48 volts que será utilizada no novo Golf. Inicialmente, quando a oitava geração desembarcar nos concessionários, estará disponível com os motores a gasolina 1.0 e 1.5 TSI EVO, acoplados a uma transmissão automática DSG de dupla embreagem. Mais adiante, e segundo a marca, esta tecnologia se estenderá ao resto da linha.
Em comparação com o Volkswagen Golf GTE, a única versão híbrida do Golf que pode ser encontrada no mercado, a tecnologia MHEV que será utilizada pela oitava geração é muito mais simples em termos de funções. Por exemplo, a bateria do sistema de 48 volts não pode ser carregada através de uma tomada. Durante as fases de desaceleração a energia recuperada na frenagem é usada para recarregar a bateria, uma energia que é usada posteriormente em determinadas situações.
Dependendo do estilo de condução, a economia de combustível pode alcançar os 0.4 litros a cada 100 quilômetros. A bateria de íons de lítio de 48 volts se encontra debaixo do piso do banco do passageiro, como se pode apreciar nas imagens abaixo. Durante as frenagens o sistema é capaz de recuperar até 40% da energia que, como assinalado antes, é usada para recarregar a bateria.
Com o modo FMA (Freewheel, Motor Off), que estará presente no novo Golf de 48 volts, o veículo será capaz de circular durante um determinado tempo com o motor apagado, com a conseguinte economia de combustível que isso significa.