NOVO WALLYS 216 PICK-UP: UM FORD FESTIVA PARA A TUNÍSIA

A história do Ford Festiva está indo muito além do que poderiam imaginar seus responsáveis há mais de 35 anos. Projetado pela Mazda por encargo do fabricante de Dearborn, foi vendido desde então também sob os nomes de KIA Pride, Mazda 121, KIA Classic, Guantong GTQ50, Saipa Saba, Saipa Pride e Wallys 619.
Precisamente o fabricante iraniano Saipa era o único que mantinha em seu catálogo o pequeno Pride/Saba para motorizar os lares com menos recursos do país (e alguns mercados da região) em diferentes formatos, destacando a prática pick-up que muitas empresas utilizam como ferramenta de trabalho barata.
Agora é a Wallyscar, uma empresa com sede na Tunísia, que começou a montagem local da nova Wallys 216 Pick-up. Trata-se do mesmo modelo que é comercializado pela Saipa no Iran, mas com um pouco mais de equipamento de segurança, como por exemplo, o duplo airbag frontal que na Tunísia é de série.
Este modelo já é a pick-up mais acessível do mercado tunisiano, com um preço partindo de 29.900 dinares tunisianos, que equivalem a cerca de 53.300 reais. Talvez seja muito caro para um veículo com mais de 30 anos nas costas e pouca segurança, mas no país norte-africano os carros, pick-ups e furgões são muito caros.
Debaixo do capô, o Wallys 216 Pick-up esconde um motor de 1.3 litros a gasolina com 71 cv de potência, que surge acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades. Segundo declara a marca, a capacidade de carga é boa, admitindo até 700 kg. Como opcional, é oferecido um teto duro para a caçamba.
O equipamento de série do Wallys 216 Pick-up contempla o ar-condicionado, a direção assistida, ABS, duplo airbag, vidros elétricos, fecho centralizado, sistema de som integrado com USB, relógio digital, etc. Em suma, é a forma mais barata de estrear uma pick-up na Tunísia.