NOVOS RENDERS DO NISSAN QASHQAI 2022 REVELAM O SEU ASPECTO DEFINITIVO

Faz poucos meses que pudemos ver pela primeira vez na rua as unidades de testes camufladas da nova geração do Nissan Qashqai. O crossover mais vendido da marca japonesa na Europa está prestes a ser renovado e pelo avançado estado de desenvolvimento de seus protótipos, o novo modelo já se encontra na última fase de testes.
Esta será a terceira geração de um dos modelos mais bem-sucedidos da marca japonesa e principal responsável pela febre do segmento SUV/crossover compacto na Europa. Após sua estreia em 2006, o Nissan Qashqai J10 de primeira geração tornou-se um bestseller, obrigando o resto dos fabricantes europeus a lançarem seus próprios crossovers compactos ou B-SUVs para enfrentar a demanda que estes veículos rapidamente ganharam no Velho Continente. O modelo foi fortemente renovado em 2013 com a chegada da segunda geração, o Qashqai J11, que também foi um dos pilares das vendas da empresa na Europa. Esta foi a primeira geração do crossover japonês que foi comercializada no mercado norte-americano, onde chegou com a denominação Rogue Sport em 2017.
Estas recreações que aparecem nas imagens são obra do designer russo Nikita Chuiko e foram publicadas originalmente pelo site russo Kolesa. Estes renders foram realizados baseando-se no aspecto dos últimos protótipos avistados, unidades que foram flagradas fortemente camufladas, mas que já contavam em grande parte com sua configuração definitiva, o que permitiu ao designer esboçar os traços definitivos de como poderá ser o modelo.
O design que podemos ver nestas recreações é tremendamente similar à da nova geração do Nissan X-Trail, o Nissan Rogue nos Estados Unidos. O tratamento dos traços principais, como grade, ópticas e para-choques, é idêntico em ambos os modelos. De modo que é evidente que a marca quis dotar todos os seus crossovers com um mesmo desenho básico. Embora os últimos protótipos avistados contassem com uma enorme carga de camuflagem, o designer responsável por estes renders tomou como base o design já conhecido do novo X-Trail para dar forma ao crossover compacto. Tendo em conta o aspecto das unidades de testes avistadas até agora, podemos estar seguros de que estes renders mostram um aspecto bastante preciso do novo modelo.
A nova geração do Nissan Qashqai estará baseada na plataforma CMF, que será compartilhada com outros modelos compactos e subcompactos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Espera-se que o novo modelo conte somente com mecânicas a gasolina, sem nenhuma opção diesel, mas estreará duas versões eletrificadas, além dos últimos avanços da marca em termos de assistência à condução, com uma nova geração do sistema ProPilot da Nissan.