O BEM-SUCEDIDO RENAULT ZOE DARÁ VIDA A UM NOVO SUV ELÉTRICO QUE CHEGARÁ EM 2021

O Renault ZOE é um verdadeiro sucesso. A Renault pode se orgulhar de contar em sua linha com o carro elétrico mais vendido na Europa, e com folga. Em 2020, em janeiro e fevereiro, foram emplacados 15.913 exemplares, superando outros elétricos de referência, como Nissan LEAF, Peugeot e-208 e Volkswagen e-Golf.
A marca francesa é consciente de que conta com um verdadeiro modelo de referência dentro de sua categoria, e por isso o usará como base para dar vida a outro modelo elétrico, um novo veículo plug-in que terá um papel igualmente relevante. A Renault desenvolverá um SUV elétrico baseado no ZOE, um projeto que já está em andamento e que recebeu o código interno BCB.
Este SUV do segmento B terá um tamanho similar ao do novo ZOE, cujo comprimento se situa nos 4.087 mm. Portanto, dentro da linha Renault se situará no meio do caminho entre o próprio ZOE e o Captur. Um de seus rivais mais diretos será o Hyundai Kona Elétrico, mas tampouco devemos ignorar o MG ZS EV em determinados mercados do velho continente.
A nível estético as semelhanças com o ZOE serão evidentes, já que ambos os modelos guardarão uma estreita relação nesse aspecto. Embora possamos imaginar de que estaremos diante de um ZOE ‘crossoverizado’, os designers da Renault trabalharão em dar-lhe uma personalidade própria. Logicamente, receberá uma série de traços diferenciadores, próprios de um crossover.
Apresentará uma série de proteções de plástico que protegerão a parte inferior da carroceria e a suspensão será modificada para aumentar a altura livre com relação ao solo. Agora, apesar destas características, continuaremos estando diante de um veículo cujo habitat natural será a cidade.
Este B-SUV estará sustentado pela plataforma CMF EV, uma arquitetura destinada a veículos elétricos. As rodas serão deslocadas aos extremos da carroceria com o objetivo de dar mais amplitude ao pacote de baterias. Portanto, é bem provável que será equipado com uma bateria de íons de lítio que oferecerá mais que os 52 kWh que conta o ZOE.
Quanto à sua chegada ao mercado, está previsto que a versão de produção deste novo automóvel elétrico entre em cena no mês de novembro de 2021, ou seja, para o final do próximo ano. Será um dos primeiros veículos plug-in que a marca francesa introduzirá nesta nova década.
Agora, em questão de alguns meses teríamos um importante adiantamento deste futuro modelo. Acontece que no segundo semestre deste exercício, mais precisamente no Salão de Paris, seria apresentado um modelo conceitual. Um concept car que assentará as bases deste novo elétrico que chegará aos concessionários europeus. Mas devido ao cancelamento do salão francês, ficamos no aguardo de um comunicado da Renault.