O CARRO DA WAYMO RODOU DE FORMA COMPLETAMENTE AUTÔNOMA PELAS RUAS DE PHOENIX

Todos conhecem o Google. O grande G está muito presente no nosso dia a dia, do sistema operacional de nossos celulares até qualquer busca que realizamos na internet, a empresa de Mountain View sempre está presente. A Waymo, debaixo do guarda-chuva do Google, é a empresa desenvolvedora de veículos autônomos do gigante tecnológico.
Com a FCA como sócio, começaram a testar seus carros de condução autônoma sem ninguém atrás do volante e transitando por vias públicas, algo que é um marco para a empresa. Esse desenvolvimento já leva oito anos, e embora ainda esta tecnologia não esteja suficientemente madura, já se pode ter uma ideia do que um dia poderá chegar a ser.
Não é nenhuma novidade a corrida que está acontecendo no setor automobilístico. Por um lado, os fabricantes estão desenvolvendo baterias que tenham mais autonomia que os 500 quilômetros que parece ser o padrão em um carro não só destinado ao âmbito urbano. Por outro, tanto as empresas automobilísticas como algumas de software, como é o caso do Google, desenvolvem tecnologias para que a condução autônoma seja uma realidade em poucos anos.
Mas o Google não fabrica carros. É por isso que sua aliança com a FCA poderá ser muito produtiva para ambas as empresas. O carro sobre o qual tem sido testada essa nova tecnologia, e que está sendo testado em uma área restrita nos arredores de Phoenix, Arizona, é um Chrysler Pacifica Hybrid, do qual a Fiat Chrysler produzirá 100 exemplares em sua planta de Michigan.
A Waymo não se dedicará em produzir seu próprio carro, mas atuará como um desenvolvedor de tecnologia e venderá sua inovação a fabricantes de todo o mundo. Assim como tem feito com a tecnologia do Android Auto. É por isso que a Fiat Chrysler, que não conta com esse tipo de tecnologia, está tão interessada em que o projeto tenha sucesso.