O CLÁSSICO AUSTIN HEALEY VOLTA COMO UM CARÍSSIMO RESTOMOD

Certamente que os entusiastas dos veículos clássicos lembram claramente do Austin Healey, um esportivo britânico dos anos 50 que, agora, o especialista britânico Caton decidiu ressuscitar, mas fará isso em formato restomod, ou seja, com tecnologia moderna debaixo do seu aspecto clássico.
A empresa oferecerá 25 conversões para proprietários de um Austin Healey, todos eles criados à mão e baseados no modelo 100/4 BN1 que foi vendido entre os anos 1953 e 1955. Quem se encarregará disso é a mesma equipe responsável da carroceria dos Jaguar D-Type e XKSS Continuation.
Debaixo do capô deste Austin Healey moderno encontramos um motor de 3.0 litros e 4 cilindros, com uma potência de 188 cv e um torque máximo de 264 Nm. Embora possa não parecer muito hoje em dia, o fato é que o carro pesa unicamente 920 quilos.
Os engenheiros da Caton equiparam o motor com carburadores maiores, um novo virabrequim de aço e pistões de alta compressão. A empresa informa que precisou de 2.000 horas de trabalho para completar o primeiro protótipo deste carro.
O motor de 4 cilindros envia sua força unicamente para as rodas traseiras, através de uma transmissão manual de 5 velocidades, que substitui a original de três relações com ‘overdrive’. Para isso, a Caton teve que redesenhar o túnel de transmissão e eliminar a roda de estepe.
O especialista também alongou o para-brisa, agora mais alto para uma maior proteção do vento, mas segue sem teto nem capota de nenhum tipo. O sistema de freios, por exemplo, conta com discos modernos (e não os tambores originais), enquanto que as rodas são Borrani de liga leve, em desenho de 72 raios, e calçam pneus Michelin de aspecto clássico.
É curioso que a Caton não tenha equipado o modelo com aquecimento nem rádio, embora tenha reconfigurado a localização dos pedais para melhorar a posição de condução e instalou barras estabilizadoras modernas e molas dianteiras, embora o eixo traseiro conserve os feixes de molas do modelo original.
Além disso, o esportivo britânico recebe saídas de escape laterais e novos para-lamas dianteiros de alumínio, além de para-choques redesenhados, faróis de estilo retro, mas com tecnologia LED e um porta-malas que perde o puxador, já que agora é acionado através da chave.
Como poderíamos imaginar, o Austin Healey by Caton não é precisamente barato, já que pedem nada menos que 474.000 libras esterlinas por este restomod, preço que já inclui o carro doador, o que equivale a cerca de 2.95 milhões de reais ao câmbio atual. A estreia oficial do modelo aconteceu no Salon Prive London que foi celebrado entre os dias 21 e 23 de abril passados.