O CROSSOVER ELÉTRICO DA FISKER JÁ TEM DATA DE PRODUÇÃO
A nova empresa de Henrik Fisker e a Magna anunciaram no final do ano passado o início de um acordo de colaboração onde esta última seria a empresa responsável de montar alguns dos modelos da Fisker Inc., mais concretamente o futuro Fisker Ocean.
Agora, pouco menos de um ano depois, ambas as empresas confirmaram de maneira simultânea a assinatura desse acordo anunciando inclusive o início da produção daquele que será o primeiro crossover elétrico da nova iniciativa empresarial de Henrik Fisker.
O Fisker Ocean foi revelado por alguns esboços em 2019 e apresentado de maneira conceitual no início de 2020. Trata-se de um crossover de tamanho médio destinado a competir com modelos do porte do Tesla Model Y, Ford Mustang Mach-E e Volkswagen ID.4, entre outros. Já que falamos de um segmento que só no último ano encheu de modelos e onde inclusive podemos encontrar alternativas de tipo premium, como é o caso dos Audi Q4 e-tron e Audi Q4 Sportback e-tron.
Segundo a confirmação de ambas as empresas, o futuro Fisker Ocean será fabricado na planta da Magna em Graz, Áustria. As mesmas instalações onde a corporação fabrica inúmeros modelos para marcas como BMW, Mercedes-Benz, MINI e Aston Martin. Este crossover elétrico não utilizará uma plataforma de desenvolvimento próprio nem tampouco a plataforma MEB do Grupo VAG, como se especulava no início, mas uma versão da plataforma de elétricos desenvolvida pela Magna que recebe a denominação FM29.
A produção do Fisker Ocean terá início neste mesmo ano, pois no mesmo anúncio ambas as empresas confirmaram que as operações começarão na Áustria no final do próximo ano. Embora não tenham confirmado se é a montagem das unidades de produção definitivas ou somente o início das operações com as unidades de pré-série.