O CURIOSO NOME QUE O NOVO CITROËN C5 X SERÁ VENDIDO NA CHINA
A chegada do novo Citroën C5 X será fundamental para impulsionar as vendas da Citroën na China. A marca francesa está decidida a melhorar sua pífia situação em um mercado que já é chave para qualquer fabricante que queira ter um enfoque global. Já faz alguns anos que as vendas de carros da Citroën na China vêm reportando notáveis retrocessos. A Stellantis quer romper com essa péssima tradição, e o novo C5 X não é mais que o início de uma ambiciosa ofensiva de produto.
Em sua ânsia por contentar o público chinês e fazer com que seus seguidores notem certa atenção por parte da Citroën, a linha do novo C5 X que chegará aos concessionários chineses terá uma configuração específica. Começando pelo nome. É que se optou por dar a este novo modelo uma denominação comercial específica para esse mercado. Um nome que evocará o luxo francês.
A versão chinesa do novo C5 X será batizada com o nome Dongfeng Citroën Versailles C5 X. Uma denominação que faz referência ao passado mais glamoroso da Citroën e em termos gerais ao luxo francês. Esperava-se que o substituto do Citroën C5, que até alguns anos podia ser encontrado nos concessionários ocidentais, mantivesse o mesmo nome. No entanto, se optou por acrescentar a letra X.
Esta pequena, mas importante mudança na denominação tem como objetivo fazer referência ao tipo de veículo que estamos diante. Uma carroceria que a Citroën descreve como a combinação perfeita entre um sedan, um break e um crossover. Se forem introduzidos estes três tipos de automóveis em uma coqueteleira o resultado será o novo C5 X.
Mas, além deste relevante aspecto, também há várias referências ligadas ao nome C5 X. Por um lado, se evoca o Citroën CX, um dos modelos clássicos mais icônicos da marca francesa. E por outra parte, temos o Citroën CXperience, um concept car que na época assentou as bases deste importante projeto. Lembrando ainda que o novo C5 X significa o regresso da Citroën ao segmento D na Europa.
Voltando à denominação comercial chinesa, a verdade é que não é nenhuma surpresa que o nome da Dongfeng, um dos principais fabricantes chineses de veículos, esteja presente. Lembrando que neste mercado os modelos da Citroën são fabricados por uma joint-venture operada por Dongfeng e Stellantis. E mais, o novo C5 X exibirá a etiqueta ‘Made in China’. Em concreto, sua produção será realizada nas instalações localizadas em Chengdu.
O novo C5 X está pronto para viver sua grande apresentação no Salão de Shanghai 2021. Esse evento será o primeiro que o C5 X aparecerá diante do público. Uma amostra a mais do compromisso da Citroën com o mercado chinês e, concretamente, do papel que o modelo desempenhará do outro lado do mundo.