O DODGE MAIS RÁPIDO JÁ FABRICADO SERÁ UM BÓLIDO ELÉTRICO
Embora entristeça os seguidores da marca, a Dodge já advertiu em várias ocasiões que terá que despedir-se do motor V8 para poder cumprir com as restritas normas de emissões futuras. No entanto, apostar na eletrificação não significa que deixarão de ser fabricados veículos de alto desempenho altamente estimulantes, e isso é precisamente o que pretende fazer a marca americana com o projeto que já está em marcha.
Uma vez que a Dodge agora faz parte do gigante automobilístico Stellantis, formado no início deste ano, a marca está seguindo o resto de suas empresas irmãs no caminho para a eletrificação. Pois bem, segundo informa o ‘The Detroit Bureau’, uma fonte anônima ligada ao fabricante de automóveis assegurou que um dos veículos elétricos que se encontram atualmente em desenvolvimento “será o Dodge mais rápido de todos os tempos”, uma honra que até agora pertence ao Challenger SRT Demon, lançado em 2018.
Esse monstro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2.5 segundos, graças a um ajuste específico pensado para as corridas de aceleração que tanto encantam os americanos e aos mais de 800 cv de potência do seu motor V8 sobrealimentado. Agora, a Dodge pretende aproveitar o elevado torque instantâneo dos powertrains alimentados por baterias para criar uma autêntica máquina da velocidade que será capaz de encarar um Tesla Model S Plaid, apresentado há poucos dias.
Lembrando que esta versão de alto desempenho da Tesla conta com três motores elétricos que são capazes de desenvolver de maneira conjunta nada menos que 1.020 cv de potência, graças aos quais o Plaid consegue uma velocidade máxima de 322 km/h. E se estes números impressionam, o que dizer do tempo que leva para acelerar de 0 a 100 km/h: apenas 2.1 segundos. Tudo isso se combina com uma autonomia de 628 km, tração total e um sistema de vetorização do torque.
Ainda es cedo para conhecer os detalhes do bólido ecológico que está sendo preparado pela Dodge, que poderá chegar na forma de um coupe e inclusive em formato sedan, antecipado talvez por um protótipo que será apresentado no próximo ano. Nesse sentido, cabe lembrar que a Ford criou em 2020 um one-off elétrico (aqui) destinado às corridas de aceleração, com nada menos que 1.400 cv e um tempo de 8 segundos para cobrir o quarto de milha a mais de 275 km/h.