O EMBLEMÁTICO VOLKSWAGEN BEETLE ENCERRA SUA PRODUÇÃO AINDA ESTE ANO

É mais que evidente que o escândalo das emissões afetou a Volkswagen de forma considerável. E já não se trata da parte econômica, uma vez que conseguiu recuperar o primeiro lugar como fabricante mundial, até então nas mãos da Toyota, após ter superado o denominado Dieselgate. Agora, uma nova mudança de rumo colocou em cheque muitos modelos do grupo VW, sendo o Volkswagen Beetle o último a colocar um ponto final em sua produção.
O veículo original, lançado em 1938 com o nome de Volkswagen Type 1, foi o primeiro grande sucesso da marca alemã, que chegou como o ‘carro do povo’ em uma Alemanha onde o nazismo alcançava o seu momento de auge. Seu êxito foi tal que esteve sendo comercializado até o ano de 2003 em alguns países latino-americanos, conseguindo um total de mais de 21 milhões de unidades produzidas.
No entanto, embora sua produção estivesse ativa na América Latina, em outros mercados já fazia tempo que não era comercializado, por isso que a marca alemã decidiu desenvolver uma nova geração que recebeu o nome de Volkswagen New Beetle. Seu desenho neoclássico se inspirou no Type 1 original e foi revelado no Salão de Detroit 1998 após quatro anos de desenvolvimento e vários concept cars revelados em outros importantes salões, como o de Genebra e o de Tokyo.
Em abril de 2011 foi revelada a nova geração do reinventado Fusca, mas nesse caso perdia a denominação ‘New’ passando a ser chamado novamente de Volkswagen Beetle. Nessa ocasião foi desenvolvido sendo baseado na sexta geração do Volkswagen Golf, continuando disponível tanto em carroceria coupe como cabriolet, contando com motores a gasolina TSI entre 105 e 220 cv, assim como versões diesel entre 105 e 150 cv.
Por ocasião do Salão de Genebra 2018, que está sendo celebrado por estes dias, o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Frank Welsch, confirmou que o Beetle não contará com um substituto a curto prazo: “Duas ou três gerações são suficientes por enquanto. Não podemos fabricá-lo cinco vezes e ter um New New New Beetle”.
Antes de sair essa notícia, havia rumores de que o Fusca seria reinventado como um veículo completamente elétrico, projetado e construído sobre a plataforma MEB da marca. No entanto, a Volkswagen não ficará sem um modelo tão representativo em seu line-up, já que a versão de produção do Volkswagen I.D. Buzz será um substituto para o Beetle, tornado-se o novo veículo de inspiração retro da empresa.
“As pessoas perguntam quando começa a produção do I.D. Buzz, então decidimos ir por esse caminho. Melhor do que ter cinco gerações de um New Beetle”, agregou Welsch. Embora por enquanto não tivesse dito quando exatamente cessará a produção do emblemático Beetle, tudo indica que poderá ser ao longo deste ano de 2018, como já ocorreu o ano passado com o Volkswagen Scirocco, que também encerrou sua produção recentemente.