O FUTURO DO INFINITI QX30 PASSA POR DESVINCULAR-SE DE SUA RELAÇÃO COM A MERCEDES-BENZ

O Infiniti QX30 segue em direção a um horizonte escuro. A continuidade do modelo como é conhecido hoje está praticamente descartada. Isso foi confirmado pelo próprio Christian Meunier, recentemente nomeado novo Presidente da Infiniti. No âmbito do Salão de Detroit 2019, onde a marca Premium se encontra mostrando o novo Infiniti QX Inspiration Concept e outras novidades, o responsável máximo da empresa realizou interessantes declarações sobre o seu crossover de luxo.
Ao ser questionado sobre o lançamento de uma segunda geração do Infiniti QX30, Meunier foi muito claro ao fazer referência à concepção do modelo atual e a necessidade de realizar uma renovação integral. Tampouco teve papas na língua ao afirmar de maneira categórica que em termos de vendas o Infiniti QX30 é um autêntico fracasso.
Christian Meunier assegurou também que o Infiniti QX30 que conhecemos hoje em dia não terá uma nova geração: “O Infiniti QX30 não é um produto muito bem-sucedido. Continuaremos a vendê-lo por enquanto… mas não é um modelo que tenha um futuro além de sua vida comercial atual. Será substituído no futuro por um modelo sustentado por uma plataforma da Infiniti”.
É importante lembrar que o Infiniti QX30 é fruto de uma colaboração mantida entre Infiniti e Mercedes-Benz. Debaixo da carroceria do QX30 se encontra a mesma plataforma usada pelo Mercedes-Benz GLA. Também compartilham outros componentes. Na ocasião a Infiniti necessitava atacar o segmento C Premium e a via mais rápida foi associar-se com a marca alemã. No entanto, no ano passado soubemos que a Infiniti optou por interromper o desenvolvimento de modelos baseados em plataformas Mercedes-Benz.
A decisão de colocar um ponto final na colaboração que permitia a Infiniti utilizar arquiteturas de origem Mercedes-Benz teve como primeiro efeito a paralização do desenvolvimento do novo Infiniti Q40, uma alternativa ao Mercedes-Benz A Class Sedan. Logicamente essa decisão também afeta o futuro tanto do Infiniti Q30 como do Infiniti QX30.
Por outro lado, em relação ao sucessor do Infiniti QX30, Meunier deixou entrever a possibilidade de que o futuro substituto do modelo atual utilize o novo motor a gasolina de compressão variável (VC-Turbo) estreado pelo novo Infiniti QX50, que chegará aos concessionários ainda este ano. Também foi deixada a porta aberta a um modelo eletrificado com a tecnologia e-Power.