O FUTURO FIAT 500XL APARECE PELA PRIMEIRA VEZ NESTAS RECREAÇÕES
Há poucos dias informamos aqui sobre a chegada do novo Fiat 500XL, um crossover totalmente novo que terá a difícil tarefa de substituir não um modelo, mas dois, e ademais de tipologias muito diferentes. Os atuais Fiat 500X e Fiat 500L, que desaparecerão do mercado após esta geração sem um sucessor direto, pois o novo 500XL será o modelo que substituirá a ambos nos concessionários da marca.
Embora não sejam poucos os modelos do mercado que foram substituídos por um crossover nos últimos tempos, neste caso a jogada da Fiat é um pouco mais complexa. Pois não se trata simplesmente de substituir uma pequena minivan ou um utilitário por um modelo de estilo crossover com mais possibilidades de êxito, como fez a Opel na época com o Meriva, mas de substituir duas linhas de produto cujas vendas significam uma grande porcentagem dos números da marca.
Como já comentamos com detalhes há alguns dias, o Fiat 500X vendeu no ano passado 89.361 unidades e o Fiat 500L outras 36.980 unidades, o que significa uma boa fatia das 630.549 unidades vendidas pela Fiat no ano passado na Europa. Em ambos os casos encontramos modelos muito relevantes em seus respectivos segmentos, sobretudo no caso da minivan, pois diante da falta de concorrência o modelo italiano lidera o segmento B-MPV com folga. Substituir estes modelos por um muito diferente poderá chegar a ser contraproducente, de modo que a Fiat terá que tecer muito fino para poder reter os clientes que já tinha com ambas as linhas de produto, além de atrair novas vendas graças ao novo modelo.
Estas primeiras recreações são obra do designer independente brasileiro Kleber Silva e não são mais que o resultado de uma interpretação livre do modelo. Por enquanto ninguém tem dados precisos sobre o tamanho ou o aspecto do novo crossover italiano, por isso que o designer construiu o novo conceito com traços dos últimos lançamentos da marca italiana sobre o que parece ser o corpo de um Peugeot 2008.
Em princípio, o novo Fiat 500XL deverá ser um crossover de maior tamanho que o 500X atual para conseguir um habitáculo mais amplo, de modo que devemos esperar um comprimento total ligeiramente superior aos 4.248 mm do 500X. Este modelo contará com uma linha mecânica composta por motores a gasolina e diesel, mas Olivier François, CEO da Fiat, já deixou claro que o modelo poderá contar com uma mecânica elétrica pura. Considerando que o novo sócio da Fiat, o Grupo PSA, contará em breve com dois crossovers elétricos no mesmo segmento, Peugeot e-2008 e Opel Mokka-e, não será surpresa que se o novo Fiat 500XL elétrico estiver relacionado com eles.