O FUTURO VOLVO XC90 RECHARGE CHEGARÁ NO FINAL DE 2022 E SERÁ ELÉTRICO

Depois do Volvo XC40 Recharge chegará a versão elétrica equivalente do XC90. O SUV topo da linha sueca já está sendo desenvolvido e contará com uma versão puramente elétrica, concluindo duas gerações onde a combustão foi a nota predominante e o híbrido plug-in serviu para pavimentar o caminho.
No último mês de outubro, a Volvo anunciou uma mudança na estratégia de mobilidade sustentável para esta nova década que acaba de começar. Abandonando a combustão e os híbridos e centrando-se exclusivamente nos elétricos. Esta decisão significa que a cada nova geração, um modelo da linha se tornará um elétrico.
As versões híbridas plug-in ‘Twin Engine’ serviram para ir pavimentando um caminho que cada vez se aproxima mais, e ao qual a marca sueca segue com passo firme e fiel a suas decisões. Se o XC40 Recharge foi o primeiro elétrico a chegar à linha, o próximo já está em desenvolvimento: o XC90. De modo que a segunda geração abandonará o mercado com uma década nas costas.
A verdade é que ainda não surgiram imagens do modelo, uma vez que os veículos da Volvo não são fáceis de flagrar, e o fato de não os ver não significa que já não estejam em testes ou em fase adiantada do desenvolvimento. De qualquer forma, os trabalhos já começaram há alguns meses e também sabemos que a fábrica da marca sueca na Carolina do Sul, Estados Unidos, será a responsável pela produção da futura geração deste SUV de luxo.
Além disso, foi anunciado a construção de um novo edifício nesta planta de Spartanburg para a produção das baterias destinadas ao novo XC90. Isso foi confirmado por Dallas Bolen, gerente de lançamentos de produtos da Volvo no Estados Unidos, destacando que “o tamanho da bateria é basicamente a parte inferior do automóvel, que precisa ter muita potência”. E neste sentido se fala de uma autonomia de até 400 quilômetros com uma só carga para o maior SUV da marca de Gotemburgo.
Será o terceiro elétrico alimentado por bateria da marca sueca, que está sendo desenvolvido sobre a segunda geração da plataforma escalável SPA2, uma evoluída arquitetura mais leve e adaptada a uma nova tecnologia de propulsão com motores elétricos mais potentes, e que estreará na terceira geração do XC90, chegando ao mercado no quarto trimestre de 2022.