O INCRÍVEL MINI VISION URBANAUT MOSTRA UM NOVO CONCEITO DE ESPAÇO INTERIOR
A MINI apresentou através da iniciativa #NEXTGen do BMW Group um atraente e peculiar protótipo, o novo MINI Vision Urbanaut, que tem como único propósito explorar um conceito totalmente novo de projeto, a distribuição e o próprio uso do interior dos veículos, oferecendo ao usuário um habitáculo com um nível de modularidade mais próprio de uma van que de um modelo compacto, pois seu interior converte-se basicamente em uma sala de estar.
Todos os aficionados por automóveis gostam de projetos virtuais como este, onde os designers têm via livre para capturar tudo aquilo que desejam ou sejam capazes de imaginar sem os limites inerentes aos veículos de rua convencionais. Desta maneira, podem atrever-se com formas, materiais e inclusive propor novos usos sem ter que preocupar-se em como traduzi-los à realidade mais tarde. O novo MINI Vision Urbanaut é precisamente um dos casos mais extremos, pois foi desenvolvido por completo em torno de um único conceito sem nenhum tipo de limitação física ou econômica.
O novo MINI Vision Urbanaut é realmente o modelo onde mostrar o novo conceito de interior idealizado e desenvolvido pelos designers da MINI. Aliás, em todo o material gráfico que foi preparado pela marca para a apresentação deste modelo, dificilmente encontramos referências ao veículo em si, já que ele é apenas a desculpa para mostrar a verdadeira novidade, o seu habitáculo. A nível externo, surge uma espécie de minivan de formas extremamente simples e limpas que conta com alguns traços próprios da marca, como os faróis circulares e a linha que insinua a grade. O formato da parte inferior da carroceria e as rodas, bastante grandes para um modelo deste tamanho e que a empresa define como rodas de skate por suas proporções, lhe dão certo ar crossover. Mas a verdade é que estamos diante de uma minivan.
O verdadeiro propósito deste exercício de estilo é mostrar as enormes e chamativas capacidades do seu interior, uma vez que cada um dos elementos do habitáculo pode ser movido ou alterado de alguma maneira para oferecer mais conforto aos ocupantes uma vez que o veículo esteja estacionado. Se o banco do condutor for uma poltrona que pode girar até encarar a área traseira, o próprio painel é rebaixado para converter-se em uma área de assento, enquanto que o enorme para-brisa panorâmico pode abrir-se como se fosse uma janela ou mirante. A parte traseira pode ser acessada através de uma grande porta corrediça envidraçada que dá acesso a um habitáculo que se converte em um espaço aberto e que inclusive conta com enormes áreas acolchoadas como um divã.
Embora a empresa não detalhe expressamente, é evidente que esse protótipo virtual se trata de um modelo elétrico, por isso que permite um fundo totalmente plano para que os designers possam jogar com o desenho e as diferentes possibilidades do interior. O propósito dos projetistas da MINI foi explorar as diferentes possibilidades que terão os veículos urbanos elétricos no futuro, já que além da própria tecnologia que os move, os veículos estão sofrendo uma grande mudança em relação ao uso, o que se reflete perfeitamente com este protótipo britânico.