O LAMBORGHINI COUNTACH LM400 S DO FILME ‘THE CANNONBALL RUN’ CELEBRA 45 ANOS

As duas atrizes que conduziram o Countach LP400 S que venceu a corrida se reencontram pela primeira vez desde o lançamento do filme, em 19 de junho de 1981.
Um dos filmes cult automobilísticos mais importantes de todos os tempos é, sem dúvida, ‘The Cannonball Run’ (‘Quem não corre, voa’). Para celebrar o 45º aniversário do Countach LP400 S que estrelou o filme, a Automobili Lamborghini reuniu pela primeira vez desde a estreia do filme, em 19 de junho de 1981, a excepcional dupla formada pelas atrizes Adrienne Barbeau e Tara Buckman.
Este Lamborghini Countach LP400 S foi produzido há quarenta e cinco anos, em novembro de 1979. Com a cor exterior Nero (preto) e interior Senape (mostarda), foi enviado para a então concessionária SEA em Roma e, de lá, muito provavelmente é que foi vendido diretamente aos Estados Unidos. O veículo chegou à Flórida e foi parar nas mãos de um amigo do diretor do filme, o que explica por que foi escolhido para dar início à lenda que o levou a conquistar um lugar na história dos Estados Unidos.
Como ‘maquiagem de palco’, foi equipado com spoiler e dois faróis no nariz, spoiler, três antenas e 12 escapamentos na parte traseira, além de dois instrumentos falsos adicionais na frente do banco do passageiro. Assim que as filmagens foram concluídas, o Countach foi devolvido ao seu legítimo proprietário, mas suas transformações únicas não foram eliminadas.
Em 2009, o carro encontrou um novo dono, Jeff Ippoliti, um entusiasta originário de New York que hoje vive na Florida e que, quando criança, ao ver a cena inicial do filme em 1981, nunca imaginou que algum dia seria dono do mesmo carro que lhe havia feito sonhar através da tela. “Sempre adorei carros”, lembra Ippoliti, “mas durante a estreia do filme foi a primeira vez que pude ver e ouvir o Countach em movimento, e fiquei impressionado! Vi o carro pela primeira vez vinte e seis anos depois, e levei outros dezoito meses de negociações até conseguir levá-lo para casa”.
O filme
‘The Cannonball Run’ foi inspirado na corrida ‘Cannonball’ real, na qual os carros participantes tinham que cruzar os Estados Unidos, de New York a Los Angeles, no menor tempo possível. O elenco do filme foi excepcional, com atores como Roger Moore, Dean Martin, Sammy Davis Jr. e Jackie Chan, e atrizes como Farrah Fawcett, Adrienne Barbeau e Tara Buckman. Estas duas últimas disputaram a única formação feminina na prova, e pilotaram o Countach que venceu a prova.
Entre as cenas mais memoráveis ??está a perseguição policial inicial de três minutos, em que o motor carburado de 12 cilindros do Countach foi incorporado à trilha sonora. Ainda no início do filme há uma cena em que o Countach para abruptamente e o passageiro sai do interior para pintar um ‘X’ em uma placa de trânsito.
Estas cenas se tornaram uma referência lendária para os amantes de carros, tanto que passaram a fazer parte da cultura americana e fizeram com que o Countach se tornasse um dos poucos carros ‘registrados’ na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.