O LAND ROVER FREELANDER PODERÁ VOLTAR AO MERCADO

Sim, parece que a Jaguar Land Rover poderá reviver o lendário nome Freelander. Ao que tudo indica, as informações divulgadas pela marca revelam esse fato.
Segundo se comenta, a nova família Freelander será produzida na China. Os modelos seriam fabricados localmente para o mercado chinês. Em uma segunda fase comercial, este novo Freelander sairia da China rumo a outros mercados.
Aparentemente, os novos modelos serão construídos na arquitetura fornecida pela Chery. O parceiro comercial criado entre JLR e Chery fabrica atualmente o Discovery Sport, o Evoque, o E-Pace, o XF e o XE LWB.
A Chery Jaguar Land Rover lançará essa nova linha de modelos eletrificados sob medida na cidade de Changshu, localizada no leste da China.
Vendidos sob a marca Freelander, esses novos modelos serão vistos como “independentes tanto do portfólio existente da Chery quanto da moderna e luxuosa JLR”.
A JLR continuará lançando modelos Land Rover elétricos para outros mercados globais utilizando as plataformas modulares MLA e EMA. Por sua vez, a Jaguar lançará os seus modelos elétricos de luxo utilizando a plataforma JEA.
Como será o novo Freelander?
Por enquanto, nenhuma das marcas deu detalhes técnicos. Alguns meios de comunicação chineses comentam que as plataformas vêm da marca premium Chery Exeed, que deverá ser lançada no Ocidente em 2026.
Especificamente, falamos da plataforma M3X desenvolvida em associação com a Magna International. Essa arquitetura, usada pelo Exeed RX e Chery Fulwin T10, pode acomodar motores a combustão e híbridos plug-in.
O mais recente sistema PHEV lançado pela Chery combina um motor a gasolina com um par de motores elétricos montados na transmissão. A esta combinação está associada uma bateria de elevada capacidade que proporcionará uma autonomia elétrica superior a 120 km.
Cabe destacar que embora o renascimento do nome Freelander seja um fato, o resto é especulação de outros meios de comunicação. Teremos que aguardar o lançamento na China e a posterior chegada à outros mercados para saber mais. Não se sabe o envolvimento final da Jaguar Land Rover na venda do modelo fora da China.