O LENDÁRIO ACURA INTEGRA TYPE-R VOLTA À PISTA PARA REVIVER SUAS GLÓRIAS
Nos anos 90, a equipe RealTime Racing estabeleceu uma hegemonia dentro das competições automobilísticas nos Estados Unidos utilizando como arma o poderoso Acura Integra Type-R, um coupe esportivo que ficou famoso ao redor do mundo graças ao seu excelente desempenho.
Agora, mais de 20 anos depois daquelas glórias, a equipe RealTime Racing decidiu tomar as rédeas mais uma vez e restaurou o icônico RealTime Racing #42 Acura Integra Type R para competir no Vintage Weather Tech, sendo pilotado mais uma vez por seu companheiro de glórias, o membro do ‘Hall of Fame’ do Sports Car Club of America, Peter Cunningham.
Este triunfal regresso podemos apreciar através do vídeo divulgado pela Acura, onde podemos ver o clássico esportivo japonês de volta à vida em seu esplendor máximo, mostrando a clássica combinação de cores branco e laranja que exibia há mais de 20 anos.
O vídeo mostra as glórias passadas deste veículo durante o campeonato 1997-1998 do Speed Touring Car, para depois nos trazer ao presente onde presenciamos o regresso às pistas do Integra, portando seu motor B18C5 original em uma corrida de 7 voltas onde demonstrou seu empenho ficando com o quarto lugar da competição.
Lembrando que quando o carro estreou em 1997 com a equipe da RealTime, seu motor com modificações de fábrica, como um novo cabeçote, válvulas e molas específicas, bielas forjadas e outras melhorias, era capaz de alcançar sem nenhum problema uma ‘red line’ acima das 8.400 rpm.
Além disso, o Type-R também contava com melhorias em seu chassi, como soldas reforçadas para melhorar a rigidez, além de uma nova barra debaixo do chassi na zona do motor, assim como freios e suspensão projetados especificamente para este bólido.
Tudo isso fez com que a equipe RealTime limitasse suas modificações em implementar novos amortecedores e molas que eram requeridos pelas regras do campeonato, além da incorporação de uma nova gaiola de proteção no interior que também era especificada dentro do regulamento.
Ao chegar às pistas, o Type-R se uniu às glórias passadas obtidas por RealTime e Acura, que já haviam colaborado no passado com a primeira geração do Acura Integra e a primeira geração do NSX, que obtiveram excelentes resultados em seus respectivos campeonatos. O Type-R conseguiu ficar com 23 vitórias que deram o campeonato de pilotos a 3 condutores distintos (Perre Kleinubing 1997, 2000, 2001; Michael Galati 1998 e Peter Cunningham 2002), além de quatro campeonatos de fabricante (1998, 1999, 2000 e 2002) que permanecem como uma marca até o dia de hoje.