O MERCEDES-BENZ CLE, SUCESSOR DO CLS, ESTREARÁ O SISTEMA DE ILUMINAÇÃO ‘DIGITAL LIGHT’

O novo Mercedes-Benz CLE - sucessor do atual CLS - estreará um novo sistema de iluminação dianteira com LED e laser para comunicar-se com os pedestres, projetando animações sobre o asfalto e emitindo sinais acústicos, e que permitirá aos pedestres saberem se o carro está sendo conduzido de maneira autônoma ou de forma manual, e inclusive, permitir que atravessem a faixa com segurança.
Esse novo sistema é conhecido como ‘Digital Light’ e contará com um novo software capaz de gerar uma resolução com mais de 2 milhões de pixels e em qualidade HD, assim, em condução noturna, o farol não produzirá brilhos podendo ser utilizado continuamente em qualquer situação. Também conta com um projetor com mais de um milhão de micro-espelhos por farol. O sistema é fornecido com 8.192 pixels de pontos de luz controláveis individualmente.
O software de controle para a regulagem inteligente da luz foi desenvolvido pela Mercedes-Benz, e o chip é da Texas Instruments (TI) em cooperação com a marca alemã.
Essa nova geração de faróis da Mercedes-Benz se baseia na divisão da luz em pequenos pixels. O menor dos pixels de luz pode responder a diferentes situações com a finalidade de iluminar, por exemplo, objetos e transeuntes mais específicos, assim como simultaneamente ocultar seletivamente e atenuar áreas específicas como os sinais de trânsito para evitar brilhos intensos.
En el procesamiento digital de la luz (DLP), los LEDs emiten su luz a un total de más de dos millones de micro-espejos y a su vez la dirigen a través de un sistema óptico sobre la calzada. Cada uno de los microespejos se puede controlar de forma individual.
O novo farol se baseia no sistema LED MULTIBEAM de 84 pixels fazendo com que os raios de luz se centrem na largura e altura do veículo, de maneira que o chip de processamento digital da luz (DLP) se fixe na parte central onde a maior parte da ‘ação’ se realiza, tanto de noite como com o tráfego em sentido contrário. A Mercedes-Benz garante que a nova luz é extremadamente brilhante.
A iluminação exata se realiza mediante sinais da câmera e dos sensores de radar, podendo utilizar os mapas digitais do sistema de navegação para os comandos de ajuste da distribuição de luz.
Digital light: mais funções no futuro
A Mercedes-Benz pretende que o ‘Digital Light’ e os novos faróis de alta definição andem um passo além e proporcionem a distribuição de luz ideal não só para cada situação de condução, mas também quando o condutor se encontre em situações críticas, como em uma passagem estreita. No futuro, o sistema poderá projetar feixes de luz no caminho que substituam as marcas viárias quando estas não estiverem presentes.
Além disso, os sistemas de iluminação digitais podem projetar mensagens em forma de setas de direção, símbolos de advertências sobre o asfalto ou uma faixa de pedestres comunicando o carro com outros usuários da via.
Esse projeto, apresentado em outubro de 2016, faz parte dos projetos de pesquisa do sistema de iluminação AFS LED. Atualmente estão sendo realizados estudos e avaliações sobre a utilidade real das funções de iluminação para poder receber as certificações e licenças das autoridades competentes.