O MINI CLÁSSICO TAMBÉM FEZ PARTE DA BEATLEMANIA
Inumeráveis celebridades sucumbiram ao encanto do Mini clássico, que foi apresentado pela primeira vez ao público há mais de 60 anos. O design distintivo do veículo, o espaço surpreendentemente generoso e as características de condução ágil forma fatores importantes na aceitação do pequeno revolucionário nos círculos da alta sociedade em uma etapa inicial, especialmente em seu país de origem, o Reino Unido.
Fotografias exclusivas mostram numerosas estrelas do mundo da música, do cinema e da moda escolhendo o Mini clássico como seu meio de transporte preferido, convertendo-o em um ícone de sua época. O Mini clássico assegurou um lugar firme na cena da moda, da arte e da música da ‘Swinging London’.
Sua fama internacional se deveu sobretudo ao entusiasmo que gerou entre todos os membros do The Beatles. John Lennon encomendou um Mini em 1964, embora não tivesse carta de motorista. Em 1966, o manager dos Beatles, Brian Epstein, deu a cada um dos membros do ‘Quarteto de Liverpool’ um Mini Cooper S como presente. Fotografias históricas mostram o baterista Ringo Starr com um dos modelos Mini Cooper S que participaram no Rally de Montecarlo de 1964 e Paul McCartney subindo em seu Mini em 1967.
O Mini de Ville psicodélico de George Harrison
O guitarrista George Harrison era o orgulhoso proprietário de um Mini de Ville, preparado pelo renomado encarroçador Radford. De acordo com o espírito da época, George pediu a pintura de seu Mini com imagens psicodélicas como yantras e mantras em sânscrito. Em 1967, este lendário Mini protagonizou o filme ‘Magical Mystery Tour’ do The Beatles.
Em 2009, a MINI apresentou uma nova interpretação do extravagante Mini de George Harrison para coincidir com o 50º aniversário da marca. O MINI foi projetado de acordo com os desejos de Olivia Harrison e reavivou o aspecto do famoso Mini de Ville psicodélico de George. O modelo foi entregue a Olivia Harrison no evento MINI United, um festival para a grande comunidade de entusiastas da marca, em Silverstone, no Reino Unido, entre os dias 22 e 24 de maio de 2009. Olivia aceitou o MINI em nome da ‘Material World Charitable Foundation’, uma organização beneficente criada por George Harrison em 1973. O automóvel foi leiloado em apoio à Fundação nesse mesmo ano.
“George era um grande fã da MINI e teria desfrutado criando esta nova versão. O fato de as celebrações do 50º aniversário da MINI também beneficiarem nossa Fundação, fiz com que fosse uma colaboração agradável e significativa”, comentou na época Olivia Harrison.