O MÍTICO AC COBRA ORIGINAL REVIVE, MAS COM UM MOTOR ELÉTRICO DE 312 CV

Cedo ou tarde isso tinha que acontecer. O mítico AC Cobra volta ao mercado no formato de uma exclusiva edição limitada, mas com uma enorme diferença em relação ao modelo original, já que agora poderá ser adquirido também com uma mecânica elétrica pura. De modo que apesar de continuar sendo um potente bólido da velha escola de grande sabor clássico, agora não contará com saída de escape nem com o habitual barulho dos motores V8 que geralmente equipam este modelo.
Esta nova edição limitada é de responsabilidade da AC Cars, o fabricante britânico do modelo original e sócio na época de Carroll Shelby. Nos últimos anos esta empresa fabricou várias séries do icônico roadster, mas agora decidiu lançar uma nova edição com o mesmo sabor clássico, mas com um esquema técnico muito mais avançado e atual. Por um lado, surge uma versão dotada de um motor a combustão tradicional, mas no lugar do habitual motor V8 que sempre equipou o esportivo clássico, agora surge um moderno motor de 4 cilindros sobrealimentado, o mesmo bloco Ford EcoBoost de 2.3 litros que encontramos no Ford Mustang atual.
Embora a versão mais destacada seja o novo AC Cobra elétrico, que prescinde completamente do tradicional motor a combustão em favor de um só motor elétrico que está posicionado no vão dianteiro e que entrega nada menos que 312 cv, sem emitir um só grama de CO2. Conta com baterias de 54 kWh com as quais, segundo o fabricante, é capaz de alcançar uma autonomia máxima de 240 quilômetros. Em relação ao seu desempenho, só sabemos que esta versão alimentada por baterias é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6.7 segundos.
Por enquanto não foram revelados os preços e tão somente temos duas imagens desta nova versão elétrica (indistinguível de outras versões do esportivo), mas foi confirmada a sua produção. Só serão montadas 58 unidades da versão de 4 cilindros e outras 58 unidades da versão elétrica, cifras que são um aceno ao início da produção do modelo original, que começou 58 anos atrás.
O Cobra original provavelmente é o modelo com o histórico mais turbulento e desordenado da história do automobilismo moderno. Para alguns é um produto Ford, pois esta foi a empresa que financiou o seu desenvolvimento e forneceu os motores, tanto das versões iniciais como dos mais poderosos e valiosos Cobra 427, no entanto, para outros é um produto Shelby, pois era a empresa de Carroll Shelby que terminava sua montagem e realizava a comercialização. Mas esta é só a metade da história, pois a verdade é que o modelo não só foi desenvolvido no Reino Unido, como originalmente nascia nas instalações da AC Cars, de onde era enviado à sede da Shelby International, na Califórnia.
Além disso, foram fabricados muito poucos exemplares originais, de modo que são uma raridade em comparação com as milhares de réplicas que foram fabricadas por empresas como a Superformance durante décadas. O que contribuiu a desordenar ainda mais a história do modelo, que seguiu caminhos e evoluções diferentes nas distintas empresas encarregadas de fabricar os originais: AC Cars e Shelby International (hoje Shelby American).