O MITSUBISHI i-MiEV PARECE ESTAR COM OS SEUS DIAS CONTADOS

Que os veículos elétricos chegaram para ficar não é nenhum segredo. Cada dia podemos encontrar mais modelos alimentados por baterias no mercado e, além disso, de diferentes tamanhos e tipologias, de modo que já podemos dizer que não existe um segmento elétrico como tal, mas toda uma oferta paralela que conta com os mesmos segmentos e escalões do mercado tradicional.
Embora os veículos elétricos sejam tendência e não deixem de gerar novidades, a verdade é que há alguns modelos aos quais praticamente já ninguém presta atenção, pois já estão a tanto tempo no mercado que foram ofuscados por completo pelos últimos lançamentos. Como é o caso do Mitsubishi i-MiEV, que apesar de ter desaparecido dos mercados ocidentais, ainda continua sendo produzido no Japão.
De acordo com um recente relato da Nikkei, a marca japonesa já fixou a data para encerrar a produção deste modelo, que já está sendo fabricado há mais de 10 anos, de modo que se trata de um dos modelos elétricos mais longevos do mercado. Mas a verdade é que nos últimos anos ele foi sendo substituído pela chegada de concorrentes muito mais modernos e capazes. Nos Estados Unidos foi anunciado o seu final em 2017, mas em alguns mercados europeus havia começado a desaparecer vários anos antes, embora continuassem estando disponíveis as versões com emblemas da PSA, também fabricados no Japão.
O Mitsubishi i-MiEV foi apresentado em 2009 e chegou como um dos primeiros projetos sérios da segunda geração de veículos elétricos de produção em massa modernos. Ele foi desenvolvido para encaixar na categoria kei-car japonesa, daí o seu reduzido tamanho, mas isso não impediu que o modelo pudesse ser exportado a muitos outros mercados internacionais, como Europa e Estados Unidos, e comercializado sob diferentes emblemas, pois além de ser o Mitsubishi i-MiEV, também foi comercializado no velho continente como Peugeot iOn e Citroën C-Zero. Portanto, falamos de um dos poucos kei-cars japoneses que conseguiram sair de seu mercado natal.
De acordo com a notícia da mencionada publicação japonesa, a Mitsubishi planeja encerrar a produção do i-MiEV no final do presente ano fiscal, ou seja, antes do final do mês de março de 2021. Por enquanto, a Mitsubishi não confirmou nem desmentiu a notícia da Nikkei.