O NOVO BABY JEEP COMPARTILHARÁ A PLATAFORMA CMP COM O ALFA ROMEO BRENNERO
O futuro crossover de pequeno tamanho que se posicionará abaixo do atual Jeep Renegade não utilizará a plataforma esperada, que em princípio deveria proceder da Fiat, mas a arquitetura flexível CMP que é usada pela Peugeot e Citroën.
A fusão entre os grupos PSA e FCA será um catalisador, sobretudo para as marcas europeias desta última corporação, que poderá aproveitar as arquiteturas mais modernas do grupo francês para os segmentos menores do mercado. Onde precisamente a FCA tinha uma grande carência, principalmente nos modelos das marcas próximas à zona premium do mercado, como a Alfa Romeo.
Embora já soubéssemos há vários meses que as marcas italianas do grupo usarão a plataforma CMP francesa, até o recente informe da Automotive News Europe não havia vindo à tona um dos grandes esquecidos dos últimos anos, o futuro crossover de pequeno tamanho da Jeep.
Há um bom tempo que não ouvíamos falar deste novo modelo de acesso à linha do fabricante americano. Após o seu anúncio inicial, já há vários anos, o projeto praticamente havia desaparecido e deixado de ser manchete, embora tenha havido tempo de sobra para o seu desenvolvimento. A Automotive News Europe confirmou recentemente que este projeto não só continua ativo, como também revelou interessantes novidades do futuro modelo.
Embora em princípio se especulasse que poderia utilizar a mesma plataforma do Fiat Panda, no final usará a arquitetura CMP desenvolvida pelo antigo grupo PSA. Uma plataforma que também será utilizada pelos futuros crossovers de menor tamanho da Fiat e Alfa Romeo. Segundo o informe da Automotive News Europe, o futuro modelo da Jeep - ainda sem nome - chegará antes dos seus primos italianos, pois ele começará sua produção em julho de 2022 na planta polonesa de Tychy, de modo que sua apresentação deverá acontecer no final de 2021 ou início de 2022, enquanto que os modelos da Alfa Romeo e Fiat só estarão prontos em 2023.