O PONTIAC BANSHEE I APARECE À VENDA EM UM CONCESSIONÁRIO DA KIA NOS ESTADOS UNIDOS

Um concessionário KIA não é o tipo de lugar habitual onde possamos encontrar à venda peças únicas como esta, de grande importância histórica para a General Motors e com um valor superior a meio milhão de dólares. Mas este é o caso de um concessionário da marca coreana nos Estados Unidos, onde precisamente se encontra à venta este raro protótipo, único em seu gênero.
O preço anunciado para este exemplar é de 750.000 dólares, de modo que provavelmente se trate do veículo mais caro já anunciado por este concessionário de Milford, Connecticut, um dos distribuidores oficiais da KIA no mercado norte-americano. Mas também é muito provável que se trate da unidade mais cara já vendida por um concessionário oficial da KIA no mundo. Curiosamente, o veículo é anunciado com um desconto de 3.950 dólares abaixo do preço inicial.
O Pontiac Banshee I é uma peça muito importante na história da General Motors, embora curiosamente se trate de um modelo muito pouco conhecido pelos aficionados. De modo que são poucos os que conhecem a enorme influência que teve este modelo na história do Chevrolet Corvette.
O Pontiac Banshee foi um projeto capitaneado por John Z. Delorean, cuja finalidade era criar um rival para o então recém-apresentado Ford Mustang. Naquele momento o Chevrolet Camaro ainda não havia nascido e esta foi uma das distintas possibilidades que a GM estudou para enfrentar o já bem-sucedido pony car da Ford.
Infelizmente, apesar de tratar-se de um modelo de tamanho compacto dotado de motores de inferior potência, os responsáveis da General Motors temeram que uma versão de produção deste afilado Pontiac poderia roubar vendas do Chevrolet Corvette, o carro-chefe da corporação americana. Daí que o projeto Banshee foi cancelado. Nesse momento só haviam sido fabricados um par de protótipos funcionais, um deles com carroceria coupe e motor de 6 cilindros, o que aparece nas imagens, e outro com carroceria conversível e motor V8.
Ambos deveriam ter sido destruídos, mas alguns empregados da General Motors convenceram seus chefes para conservá-los e assim chegaram a mãos privadas, como é o caso do protótipo coupe, que há anos se encontra em poder da família Napoli, precisamente os proprietários deste concessionário KIA. Nas últimas décadas este protótipo foi exposto em numerosas exibições, mas só rodou poucos quilômetros, pois o seu hodômetro marca somente 2.410 km rodados, razão pela qual se encontre como novo.
Como já contamos com todos os detalhes aqui quando repassamos a história deste protótipo, pouco depois de o projeto ter sido cancelado, a General Motors decidiu utilizar o Pontiac Banshee I como modelo para criar o Chevrolet Corvette Stingray de 1968, a terceira e mais longa geração do esportivo da Chevrolet. Por isso que este protótipo da Pontiac é tão parecido aos primeiros model-year do Corvette C3.