Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. O PORSCHE 959 S DE NICK HEIDFELD, RESTAURADO PELA PORSCHE CLASSIC

Notícias

O PORSCHE 959 S DE NICK HEIDFELD, RESTAURADO PELA PORSCHE CLASSIC

07/07/2022

Voltar
O PORSCHE 959 S DE NICK HEIDFELD, RESTAURADO PELA PORSCHE CLASSIC

A Porsche Classic realizou uma restauração de fábrica em um modelo muito incomum: um Porsche 959 S do qual só foram fabricados 29 exemplares. Além disso, o carro que aparece nas imagens pertence ao ex-piloto de Fórmula 1, Nick Heidfeld.

Seja por sua elevada potência, aceleração, velocidade máxima ou preço original, os entusiastas dos carros dos anos 80 e 90 sem dúvida se lembrarão do Porsche 959 como um dos modelos mais importantes dessa época. Um superesportivo com uma velocidade máxima de 315 km/h, do qual a Porsche fabricou apenas 292 exemplares. O ex-piloto de corridas Nick Heidfeld possui a versão Sport, ainda mais exclusiva, da qual só foram construídas 29 unidades. É mais potente, entrega 515 cv e alcança uma velocidade máxima de 339 km/h. E essa peça de colecionador tem outra cifra que bate recordes: sua baixa quilometragem. O 959 S de Heidfeld havia rodado apenas 4.183 quilômetros quando foi levado à Porsche Classic no verão europeu de 2017.

Embora estivesse pouco rodado, este 959 já precisava de uma ampla revisão técnica: “Se um carro tão inovador do ponto de vista tecnológico não for conduzido regularmente, os danos por estar parado são inevitáveis”, afirma Uwe Makrutzki, Diretor de Restauração de Fábrica da Porsche Classic. “É preciso revisar completamente o sistema de propulsão e o chassi. A experiência demonstrou que qualquer tentativa de economizar trabalho acaba dando problemas no final”.

Assim como todos os proprietários de um Porsche clássico, os que possuem um 959 podem se beneficiar da experiência e das ferramentas exclusivas deste departamento, totalmente integrado na empresa. Quando a produção do superesportivo chegou ao seu final, a Porsche Classic ficou com as ferramentas de manutenção e diagnóstico de todas as áreas da fábrica. A isso se acrescenta uma grande experiência com este modelo tão exclusivo: “Quase todos os 959 estiveram conosco pelo menos uma vez em sua vida”, comenta Makrutzki. “De modo que temos muita prática. No entanto, devido à grande complexidade da tecnologia, uma revisão de um 959 é sempre uma missão muito especial e maravilhosa”. No caso do 959 S de Heidfeld, o diagnóstico revelou, entre outras coisas, que o sistema de gestão do motor havia sido modificado. Após consultar o proprietário, o pessoal da Porsche Classic restaurou a unidade Motronic ao seu estado original.

Uma lenda de alta tecnologia

Em dezembro de 2021, o 959 S do ex-piloto de Fórmula 1 estava pronto para voltar à estrada novamente. Heidfeld disse: “Eu tive o privilégio de conduzir muitos carros de alto desempenho, mas esta lenda da alta tecnologia é algo especial para mim. No final dos anos 80, eu era um adolescente aficionado por carros e para mim este Porsche sempre foi extraordinário. Naquela época, o 959 era o carro de produção mais rápido do mundo e, de longe, o mais avançado. Por isso, inclusive hoje, ele não é conduzido como um carro de 30 anos atrás, mas como um veículo muito mais moderno”.

Para que a reparação seja um êxito a longo prazo, Makrutzki aconselha realizar saídas regulares: “Rodar por volta de 100 quilômetros por diferentes tipos de vias pelo menos uma vez por mês protege dos danos devidos à imobilidade. Isso também foi corroborado pelos comentários de nossos clientes”. O 959 S agora restaurado foi fabricado em 1987 com as seguintes especificações:

Porsche 959 S
Comprimento/largura/altura (mm)4.260/1.840/1.240
Distância entre os eixos (mm)2.272
Peso em ordem de marcha (kg DIN)1.350
Motor6 cilindros boxer
TransmissãoTração total
Caixa de câmbiosManual de 6 velocidades
Cilindrada (c. c.)2.848
Potência máxima (CV - kW / rpm)515 - 379 / 6.900
Torque máximo (Nm / rpm)561 / 6.500
Aceleração 0 - 100 km/h (s)3.7
Velocidade máxima (km/h)339
Preço base em 1987 (marcos alemães / euros aprox.)420.000 / 210.000

 

Sobre o Porsche 959

Para muitos conhecedores de automóveis, o 959 é um dos esportivos mais fascinantes do século passado. Em 1983, a Porsche apresentou no Salão de Frankfurt o protótipo ‘Gruppe B’, projetado para ser homologado naquela espetacular categoria de rallys. No Paris-Dakar de 1986, os três 959 terminaram a corrida no primeiro, segundo e sexto lugar. A versão de circuito, o 961, terminou na sétima posição na edição 1986 de Le Mans, com vitória na classe IMSA/GTX.

O modelo de produção foi apresentado no Salão de Frankfurt de 1985. Entre suas inovações se encontravam os amortecedores reguláveis e sensíveis à velocidade, a suspensão autonivelante, a tração total variável controlada eletronicamente com seleção do programa, o antibloqueio dos freios, um sistema de controle da pressão dos pneus e uma carroceria aerodinamicamente otimizada (Cx 0.31). Esta carroceria tinha elementos procedentes da competição e da aeronáutica: alguns painéis externos eram feitos com material composto por resina epóxi reforçada com Kevlar e fibra de vidro, o defletor dianteiro era de espuma integral de poliuretano, as portas e o capô eram fabricados com uma liga especial de alumínio.

O 959 foi o primeiro carro de produção com um motor boxer dotado de dois turbo compressores que funcionavam em sequência, o que reduzia o atraso da resposta. As bielas de titânio tornavam mais leves as massas oscilantes. Os cilindros eram refrigerados por ar, como era habitual na Porsche naquela época, mas os cabeçotes de quatro válvulas por cilindro tinham refrigeração por água. Para uma melhor dissipação do calor, as válvulas de escape eram preenchidas com sódio. Só foram fabricados em série 292 exemplares do Porsche 959, entre 1987 e 1988.

A versão Sport é ainda mais exclusiva: só foram vendidas 29 unidades. Esta versão tinha turbo compressores maiores que funcionavam com uma maior pressão de sobrealimentação. Contava com 515 cv frente aos 450 cv do modelo padrão. O 959 S não tinha suspensão autonivelante. O climatizador automático, o fecho centralizado, os vidros elétricos, o espelho lateral direito e os bancos traseiros também foram suprimidos para ajudar a economizar peso.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

1987 - PORSCHE 959 S NICK HEIDFELD

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter