UM PROTÓTIPO DO PORSCHE 959 S ESTÁ À VENDA NO REINO UNIDO

Na década de 80 do século passado, a Porsche embarcou em um ambicioso projeto, produzir um esportivo único, acima do 911, para competir no Grupo B de rally. O resultado foi o superesportivo mais avançado em sua época, do ponto de vista tecnológico. O modelo chegou ao mercado em 1987 e foram produzidas 292 unidades, mas, até chegar aí, a marca alemã atravessou um longo e espinhoso caminho. Agora, surge à venda um protótipo do Porsche 959 S, a versão mais esportiva do modelo alemão.
A pré-produção do 959 Sport foi dividida em três séries: F, N e V. Os protótipos das séries N e V eram baseados no chassi do 930 Turbo. Da série F foram construídos 12 protótipos, dos quais os dois primeiros foram somente maquetes não funcionais, enquanto que os dez restantes eram carros dirigíveis e, na medida que avançava o processo, mais se pareciam à versão final de produção. Esta unidade que está à venda na Girardo & Co. corresponde ao F9, uma das três que serviram para desenvolver o 959 S.
A marca de Zuffenhausen construiu 29 unidades do Porsche 959 S, que se diferenciava do 959 Komfort porque dispensava alguns elementos como a avançada suspensão adaptativa, o ar-condicionado, o fecho centralizado e os bancos traseiros, entre outros elementos, para torná-lo mais leve e rápido.
À primeira vista, este protótipo do Porsche 959 S que está à venda pode parecer o modelo que chegou aos concessionários. No entanto, tem algumas ‘anomalias’ que demonstram que se trata de um modelo ainda em fase de desenvolvimento. Por exemplo, o aerofólio traseiro apresenta uma forma imperfeita, as saídas de escape não correspondem com as do modelo de produção e apontam para baixo, carece de forros protetores no interior dos arcos de roda e os faróis não contam com sistema de lavagem.
No interior, o protótipo F9 exibe o interior do Komfort, como se aprecia nos controles do ar-condicionado. No entanto, o carro não tem ar-condicionado. Também se pode observar os controles para regular o sistema de suspensão adaptativa, mas essa versão montava suspensões normais. Estima-se que este protótipo pesa cerca de 100 kg a menos que o modelo de produção.
Registrado com o código de fábrica ‘Porsche Weissach’ BB-PW 931, o F9 serviu principalmente como banco de testes para a transmissão no circuito de Nardò, na Itália, nos lagos gelados da Suécia e na pista de testes da Porsche em Weissach.
O protótipo F9 do Porsche 959 S passou por várias mãos até hoje. Comenta-se que, em troca de ajudar no desenvolvimento do carro, a marca ofereceu o F9 a Vasek Polak, o concessionário americano da Porsche e Audi responsável por impulsionar a marca de Stuttgart nos Estados Unidos. Posteriormente, o protótipo permaneceu durante seis anos na Coleção Matsuda no Japão, e em 1997 o ex-piloto italiano Mauro Bompani o adquiriu em um leilão e o restaurou.
Em 2020, um colecionador austríaco, Georg Konradsheim, comprou o F9 e, consciente da importância histórica do carro, escreveu um livro que está incluído na venda do carro. Acredita-se que existam poucos protótipos do Porsche 959 da série F em mãos privadas, dos quais o F9 é o único que conta com o acabamento Sport. O protótipo está à venda no Reino Unido e não foi informado o preço.