O PRIMEIRO MINI COOPER CABRIO SAI DA LINHA DE PRODUÇÃO DA PLANTA MINI EM OXFORD

Esta semana, a Planta MINI de Oxford comemora o início da produção do MINI Cooper Cabrio pela primeira vez desde 2015. O modelo se junta ao MINI Cooper de 3 portas e ao MINI Cooper de 5 portas, tornando a planta o lar da família MINI Cooper.
Anunciado no mês passado, a quarta geração do MINI Cooper Cabrio traz um design totalmente novo, tanto no interior quanto no exterior, além de uma experiência digital de última geração.
“Estamos entusiasmados com o início da produção do MINI Cabrio, que agora está sendo fabricado novamente na Planta de Oxford, o lar da MINI. Único em sua classe, o MINI Cabrio oferece uma diversão de condução incomparável, típica da marca, combinada com liberdade ilimitada e grandes emoções. O design icônico aliado à tecnologia moderna e conectividade torna este veículo uma experiência ao ar livre inigualável para nossos clientes”, diz Stefan Richmann, chefe da MINI.
Três locais de fabricação do Grupo BMW no Reino Unido contribuem para o MINI Cooper Cabrio. A planta de Swindon do Grupo BMW produz as peças da carroceria e das submontagens, enquanto os mais recentes motores a gasolina de 4 cilindros são fabricados na Planta Hams Hall do Grupo BMW, em North Warwickshire. Por fim, essas peças são reunidas na Planta MINI de Oxford, onde são realizadas a produção da carroceria, a pintura e a montagem final.
Após o relançamento da marca MINI em 2001, o primeiro MINI Cabrio foi apresentado em 2004, mantendo-se um ícone da família MINI desde então.
Com 160.000 veículos construídos na Planta MINI de Oxford entre 2004 e 2008, a primeira geração do MINI Cabrio era caracterizada por seu estilo retro e suas icônicas barras de proteção cromadas atrás dos bancos traseiros. A segunda geração, lançada em 2009, com 165.000 unidades produzidas em Oxford até 2015, manteve o icônico porta-malas rebatível, mas ganhou o estilo evoluído do Cooper da época.
A produção do modelo foi brevemente transferida para a VDL Nedcar durante a terceira geração, abrindo espaço para o MINI Clubman na Planta de Oxford. Mais de 150.000 unidades do modelo conversível foram produzidas na Nedcar até que a produção foi interrompida em 2023, antes de voltar para Oxford.
A Planta MINI de Oxford comemorou seu 110º aniversário em 2023, o mesmo ano em que foi responsável por mais de 20% de todos os carros fabricados no Reino Unido. Como uma das plantas automotivas mais antigas do mundo, a Planta MINI de Oxford está em operação contínua desde 1913.